A Universidade Federal do Tocantins (UFT) deu início ao processo de escolha para os cargos de reitor e vice-reitor com a publicação, nesta sexta-feira (11), do edital e do regimento da consulta eleitoral prévia. O processo, conduzido por uma comissão independente, visa à composição da lista tríplice que será encaminhada ao Governo Federal, responsável pela nomeação.
De acordo com o cronograma estabelecido, o período de inscrição das chapas será de 18 a 24 de abril. Já a votação está marcada para o dia 28 de maio, sendo realizada exclusivamente pelo sistema Voto Online, disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A plataforma assegura sigilo, criptografia e possibilidade de auditoria, e o acesso será feito por meio do login Gov.br.
A condução do processo está sob responsabilidade de uma comissão formada por representantes dos segmentos da universidade: técnicos administrativos, docentes e estudantes. Os membros foram indicados pelo Sindicato dos Servidores Técnico-administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior do Tocantins (Sintad), pela Seção Sindical dos Docentes da UFT (Sesduft) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). A comissão é encarregada de todas as etapas do processo, desde a elaboração do edital, que passou por consulta pública, até a apuração dos votos e julgamento de eventuais recursos.
Estão aptos a participar da votação os estudantes devidamente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu, além de docentes e técnicos administrativos com vínculo ativo e cadastro no sistema Siape.
Informações oficiais sobre o processo eleitoral estão disponíveis no site comissaoeleitoralreitoriauft.