Tocantins notifica 42 casos de sarampo; SES reforça medidas de prevenção e anuncia Dia D de vacinação

da redação
Publicado em: 06/08/2025

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) informou, nesta quarta-feira (6), a notificação de 42 casos de sarampo em cinco municípios do estado. A maioria dos registros ocorreu em Campos Lindos, com 20 casos, seguido por Palmas (16), Porto Nacional (3), Araguaína (2) e Nova Olinda (1). Desses, 17 casos foram confirmados em Campos Lindos, 14 descartados e outros 11 seguem sob investigação.


Conforme a SES, todos os casos têm histórico de contato com pessoas que viajaram para países com circulação ativa do vírus e envolvem pacientes não vacinados. Os sintomas apresentados foram os clássicos da doença, e os pacientes estão sendo acompanhados em isolamento domiciliar.


Desde 19 de julho, a SES-TO mantém equipes de vigilância em saúde em Campos Lindos, onde são realizadas ações de bloqueio, como vacinação de contatos e orientação sobre isolamento. A Secretaria também emitiu notas técnicas com diretrizes para as áreas de vigilância e imunização dos 139 municípios tocantinenses. Entre julho e agosto, cerca de 8 mil doses da vacina foram aplicadas em todo o estado.


Para intensificar a cobertura vacinal, a SES-TO realizará no próximo sábado, 9 de agosto, o Dia D de Vacinação contra o Sarampo. Todas as 323 salas de vacinação do estado estão abastecidas e a expectativa é contar com ampla adesão dos municípios.


Entenda a doença

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, altamente contagiosa, transmitida por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os sintomas incluem febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite. Em casos graves, pode causar complicações como pneumonia, encefalite e até levar à morte.


O período de incubação varia entre sete e 14 dias, e a transmissão pode ocorrer de seis dias antes até quatro dias após o aparecimento do exantema (as manchas avermelhadas). A prevenção é feita principalmente por meio da vacinação, disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Esquema vacinal


*Crianças de 6 a 11 meses: dose zero (dupla viral);


*Aos 12 meses: primeira dose da tríplice viral;


*Aos 15 meses: segunda dose com tetraviral (ou tríplice viral + varicela);


*De 5 a 29 anos: duas doses da tríplice viral, caso não haja comprovação de vacinação anterior;


*De 30 a 59 anos: uma dose da tríplice viral;


*Trabalhadores da saúde: duas doses, independentemente da idade.


Outras formas de prevenção

Além da vacinação, o isolamento é essencial. A recomendação é que pessoas com suspeita ou confirmação da doença fiquem afastadas do trabalho ou da escola por, no mínimo, quatro dias após o início dos sintomas. A atenção deve ser redobrada com grupos de risco, como crianças pequenas e gestantes.


Também são recomendadas medidas como higienização frequente das mãos, limpeza de superfícies, uso de lenços descartáveis, etiqueta respiratória e distanciamento em ambientes com circulação de pessoas sintomáticas.


Tratamento

Não há tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos utilizados visam apenas aliviar os sintomas. A SES-TO orienta que, ao apresentar sinais da doença, a população procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima para avaliação médica adequada.