Tocantins avança na silvicultura com criação de Câmara Setorial durante a Agrotins 2026

DA REDAÇÃO
Publicado em: 15/05/2026

O Tocantins deu um novo passo no fortalecimento da cadeia produtiva da silvicultura com a assinatura do decreto que cria a Câmara Setorial de Florestas Plantadas. O ato foi realizado nesta quarta-feira (14), no estande da SINOBRAS, durante a programação da Agrotins 2026, em Palmas, reunindo representantes do setor produtivo e autoridades estaduais.


A nova estrutura reúne poder público, empresas e instituições ligadas ao segmento florestal com o objetivo de ampliar o diálogo, definir estratégias e impulsionar o crescimento sustentável da cadeia da silvicultura no estado.


Durante o evento, também foram debatidas pautas estratégicas para o setor, com foco especial nos processos de licenciamento ambiental. Participaram das discussões o secretário do Meio Ambiente, Marcello Lelis, o secretário da Agricultura, Fred Sodré, o presidente do Naturatins, Cledson Lima, além de representantes da Seagro.


Para a gerente florestal da SINOBRAS, Juliane Costa, a criação da Câmara representa um avanço importante na consolidação do setor no Tocantins.


“Esse momento é muito importante para falarmos sobre a Câmara Técnica e sobre a importância de reunir governo, iniciativa privada e demais entidades para discutir estratégias que fortaleçam o mercado silvicultural dentro do estado. A nossa ideia enquanto SINOBRAS é ser essa casa de fortalecimento e de compartilhamento de conhecimento. O mercado silvicultural do Tocantins precisa crescer, e o estado tem espaço para isso”, destacou.


O vice-presidente de Operações do Grupo Aço Cearense, Ian Corrêa, também ressaltou o papel estratégico da silvicultura e o compromisso da empresa com o desenvolvimento regional.


“O Grupo Aço Cearense tem como propósito desenvolver as regiões onde atua. Hoje já temos um setor relevante, mas ainda existem muitos desafios e desconhecimento sobre a silvicultura. No nosso caso, o eucalipto é utilizado como biorredutor na produção do aço, mas ele também é fundamental para outros segmentos, como soja e etanol. A criação da Câmara Setorial é um grande passo porque reúne sociedade, empresas, órgãos e governo para discutir avanços, mapear dificuldades e criar caminhos para gerar ainda mais desenvolvimento para a região”, afirmou.


A criação da Câmara Setorial de Florestas Plantadas reforça o potencial do Tocantins como território estratégico para expansão da silvicultura e consolida um ambiente mais colaborativo, técnico e voltado ao desenvolvimento sustentável do setor.