Sexta-Feira Santa é dia de acompanhar a Paixão de Cristo nas igrejas e a céu aberto

Confira programações em Palmas, Gurupi e Araguaína

Publicado em: 18/04/2025

Apresentação da Cia Art’Sacra, na Praça dos Girassois, começa às 20h_Divulgação

A tradição e reviver os últimos dias de Jesus Cristo na Terra, seu sofrimento e renascimento é uma tradição da Igreja Católica que ultrapassou os limites da religião e se tornou um encontro entre fé e arte. A Sexta-Feira Santa é o dia de acompanhar grupos amadores e profissionais pelo Brasil que transformam igrejas e praças públicas em templos culturais. No Estado do Tocantins não seria diferente.

 

Em Palmas, o destaque é a encenação da Paixão de Cristo realizada pela Cia Art’Sacra há 21 anos. O espetáculo acontece às 20h, na Praça dos Girassóis, com entrada solidária (2 kg de alimentos não perecíveis). A atriz Giselle Itié, conhecida por atuações no cinema e na TV, assume o papel de Maria, mãe de Jesus. Ao lado dela, o ator tocantinense Ivo Gandra interpreta Jesus Cristo.

 

O elenco reúne mais de 100 pessoas, entre artistas profissionais e membros da comunidade, incluindo pessoas com deficiência, indígenas e idosos, promovendo uma experiência inclusiva e emocionante. A montagem é uma das maiores do Norte do Brasil e, neste ano, tem apoio cultural do Governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura e Turismo, e de outras instituições.

O espetáculo da Paixão de Cristo realizado pela Art´Sacra Cia. de Teatro integra os calendários de eventos oficiais do município de Palmas e do Estado, como evento Cultural do Tocantins.

 

Gurupi



Em Gurupi, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição convida a toda comunidade e visitantes para participar do espetáculo teatral Paixão de Cristo, na Sexta-feira da Paixão, às 19h30, ao lado da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na avenida Sergipe entre rua 09 e 10. 

 

A entrada solidária será somente um 1kg de alimento não perecível. Os alimentos serão destinados às comunidades carentes do município. 

 

Araguaína


Em Araguaína, a encenação da Via Sacra contará com a participação de 50 integrantes do Grupo de Jovens Juancris, formado pela juventude da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no distrito de Novo Horizonte. O espetáculo será realizado na sexta-feira, 18 de abril, a partir das 18h, na avenida principal do distrito.

 
Toda a estrutura de palco, cenários, sonorização e iluminação, será fornecida pela Prefeitura de Araguaína, apoiadora do evento que pretende atrair centenas de expectadores este ano.