
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, nomeou na última terça-feira, 23, os novos presidente e vice-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec). As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado e integram o processo de reorganização da gestão do setor agropecuário estadual.
Para a Presidência da Adapec, foi nomeado Rodrigo Guerra, natural de Goiânia (GO), de 60 anos. Casado e filho de pecuarista, Guerra é graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão do Agronegócio. Também possui especializações em liderança e ética no serviço público pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Com ampla trajetória no setor, Rodrigo Guerra exerceu o cargo de superintendente Federal da Agricultura entre 2016 e 2023. Já foi presidente do Sindicato Rural de Araguaína e da Cooperativa Vallecoop, além de fundador do Núcleo do Cavalo Quarto de Milha do Tocantins e juiz oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Especialista em manejo racional de bovinos e equinos e em gestão de pastagens, é credenciado pelo Ministério da Agricultura no programa de melhoramento genético CEIP. Sua atuação é marcada pela capacidade de articulação, foco em resultados e profundo conhecimento das demandas da classe produtora.
Vice-presidência
No mesmo ato, o governador nomeou Francisco Pereira Ramos como vice-presidente da Adapec. Médico-veterinário concursado da agência, ele atua como inspetor de Defesa Agropecuária e é pós-graduado em Inspeção de Produtos e Subprodutos de Origem Animal.
Francisco Pereira Ramos já presidiu a Sociedade dos Médicos Veterinários do Estado do Tocantins (Sovetto) e também o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins (CRMV-TO). Ao assumir a vice-presidência, reforça o compromisso com a defesa agropecuária, a sanidade animal, a qualidade dos produtos de origem animal e o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário tocantinense.
Com as novas nomeações, o Governo do Tocantins aposta no fortalecimento institucional da Adapec e na valorização de gestores com experiência técnica e conhecimento do setor produtivo.