Ronaldo Teixeira inicia 2026 com livro de contos selecionado para publicação por editora de SP

Publicado em: 05/01/2026

Nesse início de 2026 o escritor e jornalista Ronaldo Teixeira já teve uma boa notícia: seu livro de contos Canto Quebrado foi selecionado em uma peneira nacional realizada no ano passado, e será publicado esse ano pela A Arte da Palavra Editora, com sede em Pereira Barreto (SP

Esse ano promete, pois além dessa premiação, o meu livro de poesia Cortejador de Fantasmas, publicado pela Arca Editora (PA) em 2025 deverá ser lançado em Palmas, inicialmente, até março”, disse Ronaldo Teixeira.




Ainda de acordo com Ronaldo Teixeira, resultados de vários outros certames ou seleções de editoras estão no aguardo. “Ano passado dei uma atenção especial para minha carreira de escritor, enviando projetos de livros para várias seleções ou prêmios. Espero ainda nesse ano ter ótimas notícias literárias para meus leitores”, finalizou o escritor.




Sobre Canto Quebrado


O livro conterá 25 contos e é uma tentativa do autor homenagear, por meio da prosa, grandes escritores que moldaram o seu perfil literário, “Há ainda outros minicontos em que brinco com a existência humana, esse eterno e sempre em perigo brinquedo”, afirmou o escritor.




Ronaldo Teixeira - Ronaldo Coelho Teixeira, poeta, escritor e jornalista cearense, radicado no Tocantins. Participou ativamente do movimento cultural em Gurupi e no Estado do Tocantins, desde à época de Goiás, atuando como conselheiro municipal de Cultura e presidente da Associação de Artes de Gurupi (AAG). Atuou como coordenador de Arte e Cultura na Fundação Cultural de Gurupi e depois Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi, entre 2005 e 2012. Por quatro (04) vezes foi ganhador da Bolsa Maximiano da Matta Teixeira, do Governo do Tocantins. Obteve o primeiro lugar com o poema O Amor e as Eras, na Antologia Sessenta e Seis Poemas Escolhidos (1993); Publicação do livro de poesia Mercador (1998); publicação do livro de poesia Para que o Fantástico não se Ausente (2010) e Agenda Tocantina 2015, no edital Funcult 2013, que não foi finalizada; Surtos & Sustos – crônicas (2007) e Transwebhumanas – Vinhetas, Metatratados & Baladinhas Poéticas (Editora Kazuá-SP-2019). Tem várias premiações no extinto Prêmio Sesi de Poesias e vários poemas publicados nos livros físicos da Agenda da Tribo (SP)., além de crônicas veiculadas nos sites www.agenciacartamaior.com.br e obvious lounge.




Premiações literárias recentes


2025 – Primeiro lugar no XIV Festival de Causos e Poesia Declamada do Sesc Tocantins, com o poema “Superstição”;


2025 – Seleção do conto Ágrafos para a antologia Microcontos 2025 - Coletânea de microcontos nacionais contemporâneos volume II da Editora Persona (PR);


2025 – Conto O Dia em que o Saci Chorou obteve a 7ª colocação no concurso nacional da Editora Pense e Publique (SP) no 1º Prêmio Literário: O Folclore Como Você Nunca Viu;


2025 – Publicação do poema Nirvana na antologia do 7º Prêmio Scortecci de Poesia, pela Scortecci Editora (SP);


2025 – Publicação do conto Ágrafos pela Editora Comala (PR) no livro Contos em Miniatura;


2025 – Cortejador de Fantasmas (poesia) é escolhido para publicação pela Arca Editora (PA);


2025 – Publicação dos poemas “Gramática do ser”, “Sete likes para se lascar”, “Dos poetas”, “Disléxico”, “Para separar o devaneio da ilusão”, “Proclamas de um antipoeta”, “Terratologia da terrível tetralogia do monstro moderno”, e “Do poema necessário”, no livro À Margem – Antologia Poética Marginal, organizada por Caiane Duarte Furlan e realizado por meio de edital da PNAB da Prefeitura de Bragança Paulista (SP);


2023 – Seu livro Essa Coisa de A(r)mar Palavras (poesia) teve parecer favorável para publicação pelo selo Caravana Grupo Editorial (RJ).