O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) divulgou o resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa de inscrição para o concurso que selecionará juízes substitutos. A lista está disponível no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do certame. O concurso oferece sete vagas imediatas, com salário de R$ 32.350,30, além de cadastro reserva.
Os candidatos que não solicitaram a isenção ou tiveram seus pedidos indeferidos devem pagar a taxa de R$ 323,50 até o dia 21 de março. As inscrições para o concurso seguem abertas até o dia 20 de março. A isenção da taxa foi destinada a doadores de medula óssea, doadoras de leite materno e cidadãos cadastrados no TJTO que tenham atuado como jurados no Tribunal do Júri em qualquer comarca do estado.
De acordo com o edital, a lista final dos pedidos de isenção deferidos após recurso será divulgada até o dia 20 de março de 2025. O processo seletivo para os juízes substitutos será composto por cinco etapas: prova objetiva seletiva, provas escritas (discursiva e sentenças), sindicância da vida pregressa e investigação social, prova oral e avaliação de títulos.
A prova objetiva está marcada para o dia 29 de junho deste ano, com aplicação em Palmas, das 13h às 18h. O exame terá 100 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma resposta correta. Já a prova escrita será realizada em um único dia, e a prática ocorrerá em dois dias, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2025. Serão avaliados o conteúdo, o desenvolvimento do tema, a capacidade de exposição e o uso correto da Língua Portuguesa.
As demais etapas do concurso serão realizadas conforme a divulgação dos resultados e a classificação dos candidatos. Para mais informações, os interessados podem acessar o site da FGV.