Prefeito e vereadores de Araguaína serão diplomados nesta terça-feira

da redação
Publicado em: 16/12/2024

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, e seu vice, Israel Guimarães, além dos vereadores e suplentes eleitos, serão diplomados durante cerimônia marcada para esta terça-feira, 17 de dezembro, às 19h. O evento será realizado no auditório do Fórum da Comarca de Araguaína, sob a condução do juiz Deusamar Alves Bezerra, titular da 1ª zona eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).



Na mesma semana, outras diplomações organizadas pelas zonas eleitorais de Araguaína também ocorrerão. A 34ª zona eleitoral, presidida pela juiz  Kilber Correia Lopes , realiza a diplomação de representantes eleitos nesta segunda-feira, 16 de dezembro, às 9h. Já a 1ª zona será responsável pela cerimônia de terça-feira.



Além de Araguaína, também acontece a diplomação de prefeitos, vereadores e suplentes eleitos nos municípios de Araguanã, Carmolândia, Muricilândia e Santa Fé do Araguaia.



Processo eleitoral e diplomação



Wagner Rodrigues foi reeleito no primeiro turno das eleições municipais com 73.158 votos, o equivalente a 78,38% dos votos válidos. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que os candidatos eleitos e suplentes estão aptos a exercer seus cargos, validando oficialmente o resultado do pleito.



De acordo com o Código Eleitoral, o diploma entregue a cada eleito deve conter informações como o nome do candidato, a legenda partidária pela qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou sua classificação como suplente. Candidatos com registros de candidatura indeferidos, ainda que sub judice, não poderão ser diplomados.



Organização estadual



A organização das cerimônias é realizada pelos cartórios eleitorais em conjunto com o Tribunal de Justiça do Estado. Em todo o Tocantins, as 35 zonas eleitorais estão promovendo as respectivas diplomações até o prazo final, estabelecido para 19 de dezembro.



Wagner Rodrigues e os demais eleitos tomarão posse em 1º de janeiro de 2025, data marcada para o início dos novos mandatos.