O Tocantins é um dos dois estados que ainda não receberam a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o atual mandato. Além do Tocantins, o Amapá também aguarda uma agenda oficial do chefe do Executivo. No entanto, integrantes do governo federal já começaram a articular uma programação para que Lula visite o estado em fevereiro deste ano.
“Estamos construindo com a Casa Civil do governo federal uma agenda possivelmente para fevereiro, com lançamento de assentamentos rurais, áreas urbanas, da nova ponte de Estreito, dentre outros assuntos que estamos levantando”, declarou Edy Cesar, superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) no Tocantins ao Portal Gazeta do Cerrado.
A data exata da visita ainda não foi definida, mas espera-se que o presidente participe de uma série de eventos de grande importância para o estado. Durante a ocasião, Lula deve ser homenageado com dois títulos: o de Cidadão tocantinense, proposto há anos pelo ex-deputado estadual Carlos Gaguim, e o de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Caso a agenda se concretize, a visita de Lula ao Tocantins poderá marcar um momento simbólico de aproximação entre o governo federal e o estado, com a inauguração de projetos estratégicos e reforço de políticas públicas na região.