Após desistir de disputar eleição em Araguaína, Célio Moura pede desculpas e diz que questões partidárias influenciaram decisão

da redação
Publicado em: 14/08/2024

O ex-deputado federal Célio Moura, divulgou carta aberta oficializando a sua desistência de disputar a prefeitura de Araguaína.


O anúncio da desistência do feito no final da manhã da última terça-feira, 13, e  Moura atribui a decisão a problemas partidários e a questões familiares.


Sua vice, a jornalista Silene Borges, do Rede Sustentabilidade, assumirá como cabeça de chapa .




Veja a nota na integra



NOTA PÚBLICA DE DESISTÊNCIA DA CANDIDATURA A PREFEITO DE ARAGUAÍNA-TO



“Tem horas que é preciso recuar e saber se o terreno é fértil o bastante para prosseguir na caminhada!”


"Venho através desta nota pública me dirigir ao povo de Araguaína, e ao mesmo tempo, comunicar a minha desistência da candidatura a Prefeito desta cidade. Sou militante, advogado e filiado ao Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT), desde a sua criação. Durante essa caminhada ajudei a construir essa ferramenta de luta em defesa da classe trabalhadora.


Fiz inúmeras disputas eleitorais, independentemente de possibilidade concreta em vencer às eleições, como registrado nos anais da história, isso ocorrendo desde a década de 90, aonde sempre coloquei meu nome à disposição do partido em participar dos pleitos eleitorais, seja, para governador, vice-governador, senador, deputado e prefeito por duas vezes em Araguaína, sendo que em 2004, não saímos vitoriosos por uma diferença mínima de votos diante do poderio econômico dos nossos adversários utilizado naquela época.


Tive a honra de ser eleito em 2018, na condição de deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Foram 4 (quatro) anos de um mandato popular, participativo e em movimento, articulado e em sintonia com os movimentos sociais do Tocantins.


A experiência de nosso mandato a serviço da sociedade tocantinense, sem utilização de manobras, conseguimos atender através das emendas parlamentares, mais de 100 (cem) municípios de nosso querido Estado. Atendemos através da destinação de emendas para saúde junto às prefeituras, momento em que o Brasil passava por um período muito difícil em razão da pandemia do COVID, além de recursos destinados ao Hospital Geral de Palmas, Hospital Regional de Araguaína, Hospital Dom Orione, com despesas para custeio e equipamentos.


Para a educação, destinamos recursos de emenda parlamentar para os Campus das Universidades Federais do Tocantins e dos Institutos Federais, a exemplo de construção de laboratórios de informáticas entre outras prioridades.


Outra frente, destinamos recursos para o processo de pavimentação asfáltica, pontes de concreto, melhoramento das estradas vicinais na zona rural, além de equipamentos e maquinários para melhorar a infraestrutura dos municípios.

Encaminhamos com muito amor, dedicação e compromisso, maquinários e equipamentos para diversas associações da agricultura familiar deste estado, como reflexo de nosso compromisso com a luta e a causa da classe trabalhadora do campo.


Nosso mandato foi colocado a serviço de nosso povo, diante dessa importante experiência, buscamos a reeleição, conseguimos uma votação expressiva, e mais que dobramos a nossa votação, chegando a quase 37 (trinta e sete) mil votos. Porém, diante do quociente eleitoral não objetivemos êxito, no entanto, há possibilidade em retornar conforme julgamento ainda pendente do STF.


Pois bem, diante de uma trajetória de debates, disputas, vitórias e desafios, paramos para fazermos uma profunda reflexão quanto ao cenário atual, decidi renunciar a minha candidatura à Prefeito de Araguaína, vez que existem questões de ordem interna no partido e familiar que não tem sido favoráveis nesse momento.


Quero aproveitar e agradecer a cada pessoa que se desdobrou durante a Pré-Campanha, dando a sua parcela de contribuição, àqueles e àquelas que se doaram e se empenharam nesse processo de construção partidária e de forma propositiva.


Agradecimentos em especial aos companheiros e companheiras, guerreiros e guerreiras, com destaque ao Presidente da Comissão Provisória da Federação Brasil da Esperança, José Wilson Silva, 1º Vice Presidente José de Arimatéia Nascimento, 2º Vice Presidente Thassio Phelipe Lira Fontes, aos Pré-Candidatos a Vereadores e Vereadoras: Alípio Alves Pereira, Bismarque Roberto de Sousa Miranda, Edioneide Rodrigues da Cunha, Elba Ribeiro de Araújo, Fabiana Barbosa Dias, Francisca Helena Rodrigues Veloso, Francisco das Chagas Andrade, Ivoney Gomes Gonçalves, Manoel Paladim Sampaio, Paulo Regis Ribeiro da Cruz, Romildo Carlos de Oliveira, Sebastiao Alves Noleto Filho (Poliana Alves).


Quero ainda expressar a minha gratidão a essa mulher destemida, corajosa, cheia de sonhos, virtudes e ideais, Presidenta da Comissão Provisória do REDE-PSOL, Sirlene Borges, em que colocou seu nome para ser minha parceira na condição de Pré-Candidata à Vice-Prefeita pela nossa coligação, bem como estendo meus cumprimentos ao Presidente Gustavo Gomes e ao Vice-Presidente Igor Moura do Partido AGIR. Muito agradecido também aos filiados e filiadas do PT do município de Araguaína, ombreados nessa luta de resistência, resiliência e defesa incondicional dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.


Peço humildemente minhas desculpas por essa desistência tão repentina, diante de nossas limitações, obstáculos, desafios e dificuldades, o que levou a essa decisão bem pensada para o momento.


Finalmente, agradeço aos meus familiares, esposa, filhos e filhas, e peço a Deus que ilumine o povo de Araguaína, para que saiba fazer a escolha acertada nessas eleições municipais, colocando o gestor que possa melhor cuidar de nossa cidade e de nossa gente.


A luta continua!

Respeitosamente,

Célio Alves de Moura