1º Fórum Estadual de Regularização Ambiental acontece hoje em Palmas com programação intensa de debates e palestras

da redação
Publicado em: 04/04/2025

O Governo do Tocantins realiza, nesta sexta-feira, 4 de abril, o 1º Fórum Estadual de Regularização Ambiental, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. O evento, que começou às 8h30, é promovido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com a Associação dos Engenheiros Ambientais do Tocantins (AMBTO), a Associação dos Consultores Ambientais do Tocantins (Ascam/TO) e a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea/TO (Mútua-TO).


Com o objetivo de ampliar o diálogo sobre os desafios e avanços da regularização ambiental no estado, o fórum reúne especialistas, representantes de órgãos públicos, profissionais da área e a sociedade civil. A proposta é discutir práticas, normas e soluções que promovam a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais.


Para o presidente do Naturatins, Cledson da Rocha Lima, o encontro marca um momento estratégico para o Tocantins. “Esperamos que este Fórum seja um marco na construção de caminhos que promovam a convivência harmônica entre desenvolvimento e preservação”, afirmou.


Programação do dia


Durante todo o dia, os participantes acompanham palestras e mesas-redondas com profissionais renomados da área ambiental. Pela manhã, os destaques são as palestras:

  • 9h20: Responsabilidades Civil, Penal e Administrativa de Consultores Ambientais, com Hércules Jackson;

  • 9h50: Portaria sobre Ofício de Pendências, com Henrique de Oliveira (Naturatins);

  • 10h30: CREA – Preenchimento e Análise de ARTs, com Vanessa Hagestedt (Crea/TO);

  • 11h15: Mesa-redonda com Hércules Jackson, Henrique de Oliveira, Fred Anders e Vanessa Hagestedt.


À tarde, a programação se aprofunda nas ações específicas do Naturatins em três agendas: Azul, Marrom e Verde. Os temas abordados são:

  • 13h30: Eixos Temáticos: Naturatins, com Rodrigo Sávio;

  • 14h30: Agenda Azul – Ações do Setor, Principais Pendências e Novos Procedimentos, com Mateus Chagas (Naturatins);

  • 15h30: Agenda Marrom e Biodiversidade – Ações do Setor, Principais Pendências e Novos Procedimentos, com Denise Martins (Naturatins);

  • 16h15: Agenda Verde – Ações do Setor, Principais Pendências e Novos Procedimentos, com Felício Duarte e Mayra Costa (Naturatins);

  • 17h: Mesa-redonda com todos os especialistas do período vespertino.


O evento é aberto ao público e se consolida como um importante espaço de diálogo e construção coletiva para o avanço da política ambiental no Tocantins.