ESTADO

Prefeita Josi Nunes assina ordem de serviço para construção da Estação da Cidadania em Gurupi

20/06/22 18:01:52 | Atualizado em: 20/06/22 18:01:52

Gurupi em breve contará com uma Estação da Cidadania, que será o maior complexo esportivo, social e cultural da região Norte do Brasil. Nesta segunda-feira, 20, a prefeita Josi Nunes e o vice-prefeito, Gleydson Nato, juntamente com o senador Eduardo Gomes e o deputado federal Carlos Gaguim, assinaram a Ordem de Serviço autorizando o início das obras.



Para a prefeita Josi Nunes, foi um momento histórico para Gurupi, já que a cidade contará com o maior espaço sociocultural e esportivo da região Norte do país. “A Estação da Cidadania será uma grande praça que vai agregar ações esportivas com ginásio, pista de caminhada e outros equipamentos, ações culturais para apresentações de dança, música e teatro, e ações sociais por meio de um CRAS, do Conselho Tutelar e de outros serviços. Vai melhorar muito a qualidade de vida da população gurupiense. A comunidade poderá vir e usufruir de várias atividades ao mesmo tempo em um único espaço”, afirmou a prefeita.



O evento contou com a presença do senador Eduardo Gomes, responsável por viabilizar os cerca de R$ 12 milhões para a realização da obra na Capital da Amizade. “É uma obra que visa a qualidade de vida, interação da sociedade e autoestima do município. Aqui terá toda uma estrutura com ginásio de esportes e espaços de lazer, auditórios e serviços assistenciais, tudo isso estará disponível aqui neste local. A prefeita, o vice, e a cidade de Gurupi estão de parabéns por esta grande arrancada de obras com recursos que não irão pesar no município no futuro”, disse o senador.



O vice-prefeito Gleydson Nato destacou a relevância da obra para Gurupi e valorizou as parcerias que a gestão tem buscado para trazer obras para a cidade. “Estamos iniciando obras importantes e o principal, obras com qualidade, esse é o principal legado. Fomos atrás de parceiros que realmente querem ajudar nossa cidade, para que as obras pudessem vir com recursos do governo federal, através de emendas parlamentares, sem comprometer o orçamento do município para os próximos anos”, relatou.



A obra

A Estação Cidadania será construída em uma área de 23.000 m², localizada no setor Águas Claras, região Oeste da cidade. Serão investidos R$ cerca de 12 milhões. O local será um grande complexo Esportivo, Cultural e Social, já que contará com estrutura e itens que atendem as três áreas.



Na área do esporte, a Estação da Cidadania terá a primeira quadra coberta com dimensões oficiais podendo receber competições de nível nacional e internacional. Também terá a primeira quadra pública de tênis do estado do Tocantins. E para os amantes da bicicleta, a Estação da Cidadania também terá um mirante com bike stop, que será um importante ponto de parada dos ciclistas de Gurupi e da região Sul do Estado.



Com relação à cultura, o grande diferencial da Estação da Cidadania será um teatro a céu aberto, com capacidade para 300 pessoas, com entrada elétrica, para poder fazer um palco e concha acústica.



Na parte social, a Estação da Cidadania terá um playground, que será o primeiro do Estado do Tocantins com brinquedos inclusivos para que crianças com necessidades especiais possam brincar e se divertir com segurança e em brinquedos adaptados às suas necessidades. Aqui também terá um CRAS e a sede do Conselho Tutelar desta região, com um complexo de salas que poderá ser utilizado para formação profissional da comunidade.



A Estação da Cidadania terá ainda um centro de convivência para a população, que poderá utilizar o local para realizar eventos e festas. Este espaço terá banheiros públicos e também há no projeto a previsão de instalação de 05 quiosques públicos, que após um chamamento público que será realizado pela Prefeitura, estes estabelecimentos comerciais poderão entrar em funcionamento gerando emprego e renda e atraindo a comunidade para este espaço de convivência.



Presenças

Estiveram presentes o deputado federal Carlos Gaguim, a deputada estadual Luana Ribeiro; o superintendente da Codevasf no Tocantins, Homero Barreto; o presidente da Câmara de Gurupi, Rodrigo Maciel, e os vereadores Jair do Povo, Zezinho da Lafiche, Ronaldo Lira, PC, André Caixeta, César da Farmácia, Ivanilson Marinho e Colemar da Saborelle; além do prefeito de Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues.