Publicidade
Publicidade

CULTURA

Jornalista Angel Lima estreia mostra fotográfica nesta quinta

18/08/21 14:50:43 | Atualizado em: 18/08/21 14:50:43

A artista visual tocantinense Angel Lima lança nesta quinta-feira, 19, às 20h30, sua primeira mostra fotográfica solo, Cerrado Encantado. O lançamento será por meio de uma live, transmitida pelas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e no site da artista. A exposição conta com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), e celebra o Dia Mundial da Fotografia, comemorado no dia 19 de agosto.

Na exposição, a fotógrafa apresenta imagens do Cerrado tocantinense de uma maneira peculiar, com cores e contrastes pouco comuns às paisagens originais do Cerrado. Utilizando recursos de edição digital, a artista confere às imagens tons e cores inusitadas que, segundo ela, buscam chamar a atenção para a importância da preservação deste bioma.

“O Cerrado é a grande caixa d’água do país. Sem a sua preservação estamos fadados a um grande desequilíbrio no que diz respeito ao fornecimento de água potável, por exemplo”, ressalta Angel Lima.

Angel acrescenta ainda que a mostra também é uma homenagem aos cenários que a acolheram durante sua infância e todo seu desenvolvimento como indivíduo. “O Cerrado sempre me instigou. Quando criança, me causava estranheza com suas árvores secas e retorcidas. Na adolescência, amava fugir para as trilhas e as cachoeiras, costume que persiste até hoje”, relata a artista.

De acordo com o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, a exposição apresenta uma forma inovadora das belezas naturais do Tocantins. "A exposição da artista retrata, de forma encantadora, as riquezas naturais do Cerrado tocantinense e contribui para divulgar o turismo e valorizar nosso bioma”, frisa.

A mostra fotográfica Cerrado Encantado é composta por 12 fotografias que passaram por edição quanto às cores. A exposição foi criada a partir de uma série fotográfica iniciada em 2019 e 2021.

Cerrado Encantado é um projeto contemplado pelo Prêmio Emergencial – Artes Visuais, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura, fomentado pela Lei Aldir Blanc.

Angel Lima

Angel Lima é jornalista e artista que vive e trabalha em Palmas. Seu trabalho fotográfico, ora experimental ora documental, é um registro da natureza, da cultura popular. Sua poética tem como foco as africanidades, as relações de gênero, as reflexões sobre a essência humana e a sua expressão no mundo.

A exposição poderá ser visitada nos endereços: https://www.facebook.com/angel.lima.fotoarte/, @angel_lima_fotoarte. Mais informações também podem ser obtidas em www.angellimafotoarte.com.