Publicidade
Publicidade

DIRETO DO PLANALTO

Vão-se os oficiais, fica o Centrão

23/07/21 13:28:13 | Atualizado em: 23/07/21 14:24:39


Foto: Politize


O movimento que se nota em Brasília nos últimos dias é de que os partidos que dão sustento ao governo tem vencido importantes batalhas por maior espaço em cargos estratégicos da gestão Bolsonaro.

O exemplo mais evidente dessa mudança acontece com a recriação do Ministério do Trabalho e Emprego, criado, segundo o ministro da Economia Paulo Guedes, para acomodar Onyx Lorenzoni, que perderá, assim como o general Luiz Eduardo Ramos, o cargo para que o Senador Ciro Nogueira assuma a Casa Civil.

O objetivo do governo com esse movimento é reforçar os laços com o Senado Federal para o desafio de aprovar o nome de André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal e a recondução do Procurador-Geral da República Augusto Aras, nomes que sofrem forte resistência naquela casa legislativa.

Cabe destacar que essas acomodações e ajustes tem como foco apagar o incêndio causado pelos desdobramentos da CPI da Pandemia, que tem impactado negativamente o governo com o avançar dos trabalhos que apontam indícios de corrupção e atraso na compra de vacinas.

Outro ponto que vem prejudicando o governo nas relações com o Congresso é a defesa do voto impresso pelo presidente Jair Bolsonaro.

A medida, que dificilmente seria aprovada para as próximas eleições, aparentemente foi sepultada pelo vazamento das ameaças às eleições do ano que vem pelo Ministro da Defesa Braga Netto ao presidente da Câmara Arthur Lira no caso de não aprovação da pauta bolsonarista.

Arthur Lira e Braga Netto não desmentiram a matéria veiculada pelo Estadão. Em nota, o ministro afirmou interesse na discussão da medida pelo Congresso, atribuição alheia à missão do Ministério da Defesa.

Até aqui, a atuação atabalhoada de militares em postos-chave evidencia ser causa do próprio esvaziamento dos quadros das Forças Armadas no governo em detrimento de nomes do denominado centrão que, há não muito, venceu também a ala ideológica.