Publicidade
Publicidade
Publicidade

ESTADO

Servidores do Naturatins no Jalapão são vacinados contra covid-19

21/06/21 15:10:59 | Atualizado em: 21/06/21 15:10:59

Servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que prestam serviços na Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão e no Parque Estadual do Jalapão foram imunizados contra a Covid-19. A aplicação do imunizante começou na última sexta-feira, 18, e foi concluída nesta segunda-feira, 21.

Eles tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca/Fio Cruz, que foram cedidas pela Prefeitura de Mateiros. Ao todo, foram vacinados 13 brigadistas, dois supervisores (da APA e do Parque), um técnico e três guarda-parques.

A decisão do município de colocar os servidores do Naturatins que operam na região do Jalapão como prioridade na vacinação levou em conta a importância do trabalho que realizam. “Nós, brigadistas, trabalhamos diretamente com as comunidades tradicionais que residem no Jalapão, além de termos contato direto com turistas, uma vez que damos apoio quando da visitação nos atrativos públicos, como as dunas, por exemplo”, explicou Natanael Alves da Silva, que é brigadista.

Os servidores imunizados reconhecem a importância da parceria com o Município de Mateiros, que tem sido fundamental para a realização de suas atividades, tanto na APA do Jalapão, quanto no Parque. “Foi o melhor reconhecimento que recebemos e estamos muito gratos, sem contar que a partir de agora nosso trabalho nas ações de prevenção e combate a incêndios e queimadas ilegais vai se intensificando e não podemos correr o risco de ter nenhum membro da equipe afastado por doença”, disse Rejane Nunes, supervisora da APA.

Conforme recomendação do fabricante, a segunda dose da vacina deve ser aplica em três meses. De acordo com informações de infectologistas da Fio Cruz, a eficácia da primeira dose da AstraZeneca já tem uma eficácia de 76%, a partir de 22º dia da aplicação. Mesmo assim, é fundamental tomar a segunda dose no tempo certo e continuar mantendo as medidas preventivas (uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações).