Publicidade
Publicidade

SAÚDE

Hospital Dom Orione inicia exame de angiotomografia coronariana

01/03/21 08:37:14 | Atualizado em: 01/03/21 08:37:14

O Hospital Dom Orione, visando ser a cada dia mais completo, ampliou e modernizou seu Centro de Imagens. Para oferecer um tratamento ainda mais eficaz para seus pacientes, por meio de um diagnóstico seguro e preciso, a instituição adquiriu novos equipamentos de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Dentre as novas possibilidades, o tomógrafo permite a realização do exame de angiotomografia das artérias coronárias.

De forma não invasiva, o exame possibilita a visualização tridimensional do coração, das suas estruturas e das artérias coronarianas. “Permite avaliar as placas de ateroma nas artérias coronárias, a origem e trajeto das artérias, analisar enxertos cirúrgicos, como pontes de safena e stents, além de avaliar a anatomia do coração”, explica a cardiologista, Dra. Nathalia Salvi, especialista em tomografia e ressonância do coração.


Para o diretor técnico do Hospital Dom Orione, Dr. Arnaldo Alves Nunes, a disponibilização do novo exame é um grande avanço no diagnóstico de doenças cardíacas. “Como um centro de referência de cirurgia cardíaca no Tocantins e região, primamos sempre em oferecer para nossos profissionais e pacientes o que há de mais moderno em tecnologia na área da saúde”, destacou.



Indicações

- dor torácica com risco intermediário para Doença Aterosclerótica Coronariana (DAC);

- insuficiência cardíaca de início recente, para descarta DAC como causa;

- suspeita de DAC com exames cardiológicos inconclusivos ou conflitantes;

- suspeita de coronária anômala;

- avaliação da patência de enxertos cirúrgicos;

- pré-operatório de cirurgias não cardíacas, com risco baixo/intermediário de DAC;

- no Pronto Atendimento, dor torácica (baixo/intermediário risco) com eletrocardiograma e enzimas normais.



Tomografia

O aparelho de tomografia computadorizada Aquilion PRIME, produzido pela Canon Medical Systems do Brasil, é a aquisição mais recente e moderna do Hospital Dom Orione na área de diagnósticos por imagem. O novo equipamento faz tomografias de corpo inteiro e conta com a mesa de paciente com capacidade para até 300 kg. Com 160 canais, traz novos recursos e funções que capturam imagens mais precisas e qualidade excepcionais.