Publicidade
Publicidade

O que fazer nesse STOP?

29/03/20 21:56:38 | Atualizado em: 29/03/20 21:56:38



O que fazer nesse STOP?
 Com certeza, você viu várias fotos como essa essa semana. Fomos obrigados a parar e por mais que muitos de nós já tenha declarado alguma vez na vida que sonhava ter vários dias sem fazer nada, jamais esperava que fosse dessa forma. E aí eu me pergunto, a enxurrada de fotos desse momento lindo só pôde ser tão admirada porque estávamos em modo Quarentena? A saber…
 Vamos sair mais fortes e cheios de aprendizados desse momento. Às vezes parece difícil acreditar, pois o momento é de pura incerteza. E hoje eu vim aqui para dizer apenas uma coisa para você: cuide de você e da sua vida emocional, fique bem! Eu vou te explicar como e as vantagens disso.
 Inteligência emocional é a capacidade de controlar suas emoções, se sentir satisfeito e eficiente em sua própria vida dominando hábitos mentais saudáveis. É um definição de Daniel Goleman em seu livro inteligência emocional. Lembre-se: emoções positivas regeneram e emoções negativas degeneram. Os nossos dias estão estranhos, mas o máximo que pudermos nos manter com emoções positivas ajudará a tornar os dias menos pesados. E nos fortalecerá para os desafios do retorno.
 Autoconsciência: Tenha consciência das suas emoções e porque está sentindo o que está sentindo, sem julgamentos. O que está fazendo você se sentir mal? Ler notícias demais ou até mesmo acreditar em fake news? Talvez seja aquele cavaleiro do apocalipse (é assim que chamo aqueles que só trazem más notícias) que insiste em dizer que tudo vai piorar? Identifique!
 Autocontrole: Imagina se tivermos que ficar mais 3 meses nessa situação? Não vai ser legal passar 3 meses em angústia extrema, dificuldade para dormir e etc. O que você pode fazer para controlar essas emoções negativas? Exercícios físicos, meditação, oração, leituras, respiração etc? Faça aquilo que te fará se sentir bem. Mude seus pensamentos e assim você consegue mudar seus sentimentos.
 Motivação: Mesmo aqueles que estão em regime de home office ainda estão com tempo livre. Aproveite para fazer aquilo que há tempos você queria fazer e não conseguia. Pode ser aquele livro, aquele curso, arrumar a gaveta ou aprender uma receita. Pode ser também dormir sem hora para acordar, não se julgue. Equilibre seus dias em uma rotina de produtividade, mas também de descanso. Não se cobre tanto!
 Empatia ou consciência social: Como sempre no Brasil temos o sistema de polarização da opinião de forma ferrenha. Ou você é a favor da Quarentena ou você é contra, até aí tudo bem, mas assisto pessoas querendo controlar e até mudar a opinião dos outros que não pensam da mesma forma. Você sabia que a Quarentena vai quebrar negócios? Então entenda porque aquela pessoa quer de todas as formas que isso acabe logo. Você sabia que tem pessoas apavoradas, pois tem pais idosos em casa? Mesmo que você não concorde cada um pensa de uma forma (e faz o que quer também) e você vai ser muito chato se tiver tentando convencer alguém a mudar o que ela pensa sobre isso.
 Habilidade de gerenciar relacionamentos: Essa semana cheguei a conclusão que estamos “carentes”. Somos seres sociais e a falta de convivência está mexendo com todos nós. Eu recebi vídeos de respostas no Whatsapp, ao invés, de responder em texto, áudio, recebi vídeos. As pessoas querem se conectar. Aproveite novamente esse tempo. Faça chamadas de vídeos para aqueles que você não vê há tempos. Não perca o contato, não queira ficar isolado mesmo, temos a tecnologia a nosso favor.
 A regra é fique bem! O que você precisa fazer para se sentir assim? Faça!
 Isso também passará!