Publicidade
Publicidade

FIQUEM EM CASA

Porto Nacional permitirá abertura do comércio nesta segunda, 30

28/03/20 10:17:57 | Atualizado em: 28/03/20 10:20:15

O comércio de Porto Nacional, praticamente fechado desde a última sexta-feira, 20 com a quarentena adotada como estratégia de isolamento social para quebrar a cadeia de transmissão do Coronavírus (Covid-19), poderá retomar suas atividades econômicas na segunda-feira, 30, mas de forma "limitada" e com alguns ajustes nos atendimentos de modo geral. O novo Decreto Municipal deverá ser publicado neste sábado, 28.

Os critérios, data e o plano de contingência para reabertura dos estabelecimentos foram debatidos na manhã dessa sexta-feira, 27, numa reunião entre a Prefeitura, o COE - Comitê Operacional de Emergência contra a Covid-19, a Procuradoria-Geral do Município, Defensoria Pública, CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas, Acisa-PN - Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropastoril de Porto Nacional, o Departamento de Posturas e Obras, dentre outros órgãos.

Com toda discussão sobre o efeito negativo que a economia portuense sofrerá, a Gestão Municipal estuda flexibilizar, temporariamente, as medidas restritivas relacionadas ao funcionamento de algumas atividades econômicas, desde que atendam às orientações de prevenção da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O mais provável é que a medida seja estendida a todos os segmentos do comércio, preservando algumas cautelas exigidas, dos setores que continuaram funcionando.

Supermercados, pet shops, postos de combustíveis e farmácias, por exemplo, tiveram que regular a entrada de público para evitar aglomerações, reforçar a higienização dos ambientes, oferecer equipamentos de segurança aos funcionários e manter a distância entre os clientes.

De acordo com o presidente da CDL, Gildeny Jorge, embora a decisão do Governo Municipal em permitir a reabertura de alguns segmentos, isso ocorrerá com restrições.