Publicidade
Publicidade
Publicidade

ESTADO

Balé Popular encerra apresentações do ano

09/12/19 10:40:49 | Atualizado em: 09/12/19 10:41:04

O Balé Popular do Tocantins encerrou, na noite desse domingo, 8, no teatro do Centro de Atividades do Sesc, em Palmas, a série de apresentações de fim de ano do grupo. Cerca de 400 bailarinos que integram a companhia de dança do Estado subiram ao palco para a apresentação do espetáculo 'Notáveis'.

Nos seis dias de espetáculo, auditório lotado e aplausos entusiasmados pelo público. Os bailarinos dos cinco polos do projeto do Governo do Tocantins encantaram a plateia com coreografias que homenagearam diferentes personalidades, como Villa-Lobos, Vivaldi, Albert Einstein, Cecília Meireles e Dona Raimunda Quebradeira de Coco.

A arquiteta Luciana Fleury disse que ficou encantada com o espetáculo. "Fiquei emocionada em ver minha filha no palco. O Governo do Estado está de parabéns por desenvolver esse projeto que beneficia crianças e jovens", destacou.

"Vim assistir a minhas filhas e fiquei muito feliz pela apresentação e também em ouvir os aplausos do público. Foi inesquecível", ressaltou o autônomo Jeová Turíbio.

A bailarina Alice Silva Monteiro, de 9 anos, disse que foram meses de preparação com muita dedicação e sempre atenta às orientações dos professores. "A gente fica ansiosa e nervosa porque ensaiamos o ano inteiro para fazer bonito na apresentação. Ficamos muito felizes em apresentar para os nossos familiares o que aprendemos com os professores do Balé", relatou.

Na plateia, a primeira-dama do Estado, Fernanda Mendonça Carlesse, ressaltou a importância do projeto que valoriza o potencial dos estudantes. "O Governo do Tocantins é um incentivador de projetos que motivam e valorizam a inclusão social. Fiquei encantada em ver o talento dessas crianças e jovens transmitido com muita graciosidade e alegria ao público", completou.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, reforçou o comprometimento dos profissionais envolvidos no projeto que fomenta o talento por meio da educação. "É extremamente gratificante ver o resultado de um ano inteiro de trabalho, profissionais comprometidos que gostam do que fazem, que inspiram as crianças e que têm um olhar aguçado para perceber e fomentar esses talentos. Importante também ressaltar a confiança das famílias neste projeto maravilhoso que oportuniza a cultura e a socialização às crianças e jovens. Que isso reflita no seio das famílias e na sala de aula para que a gente forme cidadãos promissores e com visão de futuro", frisou.

As apresentações do Balé Popular do Tocantins, no encerramento das atividades de 2019, contaram com a direção dos professores Jefferson Marques, Diego Neves, Elton Fialho, Fernando Faleiro, Giorgya Justy, Maicon Cardoso, Márcia Sommer, Renata Souza, Vanessa Sousa e Verena Schultz. O grupo já havia apresentado o espetáculo ‘Notáveis’, entre os dias 22 e 24 de novembro, no Theatro Fernanda Montenegro. Agora, com apresentações nos dias 6, 7 e 8, o Balé Popular consagra o trabalho realizado durante todo o ano em ensaios e apresentações.

Balé Popular

O projeto do Governo do Estado, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), oferece aulas gratuitas de dança a crianças, adolescentes e jovens da Capital. A iniciativa visa identificar, formar e valorizar talentos, além de fomentar a dança no Estado.

O Balé Popular do Tocantins conta com cinco polos: Escola Estadual de Tempo Integral Elizângela Glória Cardoso, Colégio Cívico-Militar de Palmas – Unidade II, Escola de Tempo Integral Rachel de Queiroz, Escola Estadual Frederico José Pedreira e Escola Estadual de Tempo Integral Vila União. A companhia representa o Estado em eventos, festivais e mostras pelo País.