Publicidade
Publicidade

Parque das Águas

Outubro Rosa e Dia Mundial da Saúde Mental são comemorados em Paraíso

10/10/19 17:18:13 | Atualizado em: 10/10/19 17:18:13

No dia 12 de outubro será realizado na Orla do Parque das Águas o primeiro Mega Aulão Outubro Rosa. A iniciativa é do estúdio de dança Up Dance e Elite em parceria com o Parque das Águas. O evento terá início às 16h30 e pretende movimentar as mulheres de Paraíso do Tocantins, estimulando a atividade física, uma das formas de prevenção ao câncer de mama.

Já na manhã desta quinta-feira, 10, foi celebrado outro momento no Parque das Águas Praça Residencial, em Paraíso, o Dia Mundial da Saúde Mental. Realizada pela segunda vez, a iniciativa promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) com o apoio da Praça Residencial Parque das Águas, reuniu usuários do serviço, familiares, servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), do Núcleo de Apoio à Família (NASF), comunidade, dentre outros, em uma caminhada com um percurso do CAPS até o empreendimento, onde foram recebidos com um café da manhã saudável, com variedade de frutas.

Segundo a gerente do Parque das Águas, Diva Resende, ações que incentivam os cuidados com a saúde mental são mais do que necessárias com o intuito de conscientizar a população. “Precisamos alertar a comunidade sobre esse cuidado, hoje cuidar da mente é tão importante quanto do corpo. No Dia Mundial da Saúde Mental não poderíamos ter feito diferente. O Parque das Águas está sempre apoiando iniciativas que buscam promover o bem-estar de todos”, comenta a gerente.

A coordenadora do CAPS, Lucimar da Mota Alves, afirma que “este dia vem despertar em nós, participantes, o cuidado que devemos ter com a saúde mental. Por isso realizamos esse evento, precisamos de momentos para refletir sobre o assunto. Escolhemos o Parque das Águas por ser um ambiente livre que transmite tranquilidade e paz, muito propício”, frisa.

Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental em 1992 com o objetivo de chamar a atenção pública às questões que envolvem a saúde mental, bem como, combater o preconceito e os estigmas em torno da saúde psicológica.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a saúde mental vai além da ausência de doenças psicossomáticas e se caracteriza pelo bem-estar em que o indivíduo reconhece suas capacidades, limitações e consegue perceber o seu papel social, tornando-se agente da sua própria história.