DE CAMAROTE

Por Hércules Dias

Coluna

21/03/19 08:09 | Atualizado em: 21/03/19 08:09

DE CAMAROTE

Kajuru chama Mendes de canalha e é interpelado


O senador Jorge Kajuru, de Goiás, terá que dar explicações. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), entrou com uma representação contra ele ao presidente do tribunal, ministro Dias Toffoli.
Como aconteceu em outras épocas, Kajuru, com suas palavras ferinas, antecipou por conta própria, o julgamento Mendes.
Na representaçào, protocolada no último dia 19, Gilmar Mendes reproduz trechos de entrevista concedida pelo senador à Rádio Bandeirantes, no dia 17 deste mês.

 Xingatórios

Kajuru: Gilmar "tem R$ 20 milhões de patrimônio". "De onde você tirou esse patrimônio? De Mega Sena? De herança de quem você tirou, Gilmar Mendes? Foram das sentenças que você vendeu, seu canalha!"



20/03/19 19:04 | Atualizado em: 20/03/19 19:04

DE CAMAROTE

Será na quarta-feira votação polêmica na Câmara de Goiânia


De autoria do veterano vereador Paulo Magalhães o projeto que propõe aos vereadores de Goiãnia registrar a presença na Câmara Municipal por meio de ponto eletrônico, ou seja, "o vereador terá que bater ponto", deverá ser votado na próxima quarta-feira (5).

Os vereadores, segundo o projeto elaborado por Paulo Magalhães; terão que bater ponto nos dias em que há sessões - às terças, quartas e quintas-feiras três vezes, às 9h, às 10h30 e às 12h.
Conheço o vereado Paulo Magalhães hâ muito tempo e sei que sempre foi um politico polêmico. Ele está sendo acusado por alguns colegas por "autopromoção," Alegam que "bater ponto" diariamente, vai atrapalhar os parlamentares que precisam cumprir outros compromissos no dia-dia. Será? 



19/03/19 14:29 | Atualizado em: 19/03/19 14:29

DE CAMAROTE

O jeito Cinthia simples de governar


Aos poucos a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, vem imprimindo um jeito moderno de administrar. No cargo desde o afastamento do titular Carlos Amastha, ela, efetivada no cargo, logicamente, teria que fazer a reforma administrativa necessária para colocar a máquina funcionando de acordo com os projetos que Cinthia idealizou para a cidade. Com a nova equipe em sintonia, a ordem então era arregaçar as mangas e partir para o trabalho. Estava começando o jeito Cinthia simples de governar.
Esse jeito simples de administrar foi notado logo pela população palmense, na educação, na saúde, na cultura, no turismo e no bem estar social, onde cada cidadão tem seu espaço respeitado, numa capital cada vez mais humana, fraterna e hospitaleira.


 

18/03/19 16:59 | Atualizado em: 18/03/19 16:59

DE CAMAROTE

Caiado anuncia pagamento


Durante entrevista à imprensa, nesta segunda-feira, 18, o governador Ronaldo Caiado confirmou o pagamento no próximo dia 29, da primeira parcela do salário de dezembro ao funcionalismo estadual, mas não apresentou data para pagamento das parcelas seguintes e quais os servidires que receberão primeiro.


18/03/19 16:36 | Atualizado em: 18/03/19 16:36

DE CAMAROTE

Waldir se irrita com desencontro


O deputado goiano Delegado Waldir voltou a criticar o governo por não ter enviado o projeto dos militares no mesmo dia em que a proposta da reforma foi levada ao Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro, em 20 de fevereiro, o que gerou críticas de outros parlamentares, que viram a decisão com desconfiança. Quem conhece o parlamentar sabe o quanto isso o incomoda.
Inicialmente, o governo havia prometido enviar o texto da proposta da reforma da Previdência
no dia 20, quarta-feira, Mas os deputados preferem que ele chegue à Câmara um dia antes, quando a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) se reunirá pela primeira vez nesta legislatura e dará início à tramitação da proposta da reforma da Previdência.
No domingo, Bolsonaro afirmou por meio das suas redes sociais que não recebeu ainda a versão do projeto dos militares. Em sua conta no Facebook, ele disse ainda que "possíveis benefícios, ou sacrifícios, serão divididos entre todos, sem distinção de postos ou graduações".



18/03/19 08:54 | Atualizado em: 18/03/19 08:54

DE CAMAROTE

Vice no páreo!


O candidato do grupo governista à prefeitura de Palmas, nas eleições de outubro do próximo ano, poderá ser o vice-governador Wanderley Barbosa. Pelo menos, seria o nome do momento. Barbosa contabiliza experiência política, adquirida ao longo de sua carreira, exercendo mandatos de vereador, deputado e vice-governador. Tem a seu favor ainda, a grande performance do filho Léo Barbosa, sendo o deputado estadual mais votado das últimas eleições no Tocantins. Em compensação, tem contra ele, a grande rejeição do governo de Mauro Carlesse, devido às medidas impopulares tomadas recentemente. E isso pode pesar enormemente num futuro bem próximo!


18/03/19 08:31 | Atualizado em: 18/03/19 08:31

DE CAMAROTE

Joseph, outro nome lembrado




O empresário Joseph Madeira, presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas/ACIPA, é outro nome lembrado nas rodas políticas do Tocantins, para disputar a prefeitura da Capital. Um dos líderes classistas com maior ascensão, Joseph Madeira, porém, não é filiado em nenhum partido político.

14/03/19 15:21 | Atualizado em: 14/03/19 15:21

DE CAMAROTE

Vice-governador exalta a luta da mulher goiana



Lincoln Tejota participou de sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, proposta pelas vereadoras Priscilla Tejota (PSD), Cristina Lopes (PSDB), Leia Klébia (PSC), Sabrina Garcêz (PTB) e Tatiana Lemos (PC do B). Durante o evento, ocorrido na Câmara Municipal de Goiânia na manhã desta quinta-feira, 14, e ao fazer referência à jornalista Consuelo Nasser, que dá nome à honraria, lembrou da luta e trajetória de mulheres goianas. “São mulheres que marcaram a história do nosso Estado”, disse.  

Além das 34 mulheres homenageadas com Diplomas de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados à sociedade no combate à violência contra mulher, a soldado Ana Gabriela Moreira Rios Albuquerque, da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), recebeu a Comenda Consuelo Nasser. Ela, que foi indicada pela vereadora Priscilla Tejota para receber a honraria, é a única mulher da PM-GO a concluir o Curso de Operações de Choque – um dos mais difíceis em termos físicos, técnicos e psicológicos dos cursos existentes na corporação – para ingressar no Batalhão de Choque.

A policial militar é preparada para atuar nas atividades de controle de distúrbios civis, operações de intervenções em presídios, reintegração de posse e patrulhamento tático, sendo destaque entre os membros do batalhão pelo seu comprometimento, dedicação e disposição para todas as missões. “Um exemplo de garra e determinação”, ressaltou o vice-governador.

Nas redes
Lincoln Tejota aproveitou a data comemorativa – oito de março –, para homenagear mulheres que emprestaram seus nomes à história do Estado, com relevantes serviços prestados à sociedade. Em suas redes sociais reverenciou a mãe, a ex-deputada Betinha Tejota, e a esposa, Priscilla Tejota, que é vereadora por Goiânia. “Para mim é muito natural admirar e apoiar a atuação feminina”, escreveu em uma das postagens.

As homenagens do vice-governador também foram estendidas à irmã, Flávia Tejota, à primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, e mulheres que ao longo do tempo se destacaram na vida acadêmica e científica, das artes, administração pública e assistência social. Em uma publicação escreveu: “mulheres notáveis por sua força, trajetória e história de vida”, pontuou.


13/03/19 09:06 | Atualizado em: 13/03/19 09:06

DE CAMAROTE

Rio Verde, capital de Goiás











De autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, foi aprovado o projeto que transfere a Capital do Estado para o município de Rio Verde, no Sudoeste goiano. O ato vai acontecer durante a realização da Feira de Tecnologia em Agronegócio – Tecnoshow, de 8 a 12 de abril.

Segundo Lissauer, o município, que também é sua principal base política, tem participação crucial no recente crescimento do agronegócio brasileiro. Rio Verde é a 4º cidade mais populosa de Goiás, com aproximadamente 230 mil habitantes.

“Nossa cidade conta com uma grande estrutura agroindustrial e uma importante cooperativa agrícola, a Comigo. E homenagear a cidade durante a realização desse evento, que movimenta a economia e o turismo do nosso Estado, é ato merecido”, justificou.
A Tecnoshow é promovida anualmente pela Comigo e a cada edição, o número de expositores e visitantes, além da comercialização de produtos, tem crescido de forma surpreendente.

Sendo assim, a matéria tem o objetivo de tornar definitiva a comemoração anual, para que Rio Verde seja a capital simbólica do Estado no período de realização do evento. 

11/03/19 09:10 | Atualizado em: 11/03/19 09:10

Lucinho Morais, um orgulho de Taquaral, em Goiás


Neste final de semana, recebemos a visita do ilustre vereador Lucinho Morais, presidente da Câmara Municipal de Taquaral, em Goiás. Entre outros assuntos de interesse do município e da região, conversamos, logicamrnte em política, notadamente sobre sua atuação como vereador já no seu quinto mandato. Lucinho Morais, inclusive, está bastante entusiasmado com a Festa de Santo Reis, um dos maiores eventos religiosos de Goiás, que estará promovendo em janeiro do ano que vem!


11/03/19 09:14 | Atualizado em: 11/03/19 09:18

Palanques armados para 2020. E agora?




O palanque da campanha municipal em Palmas começa a ser montado, apesar de faltar um pouco mais de um ano e meio, para as eleições. Atual chefe do executivo palmense, Cinthia Ribeiro, deixou bem claro que quem manda na prefeitura é ela, numa alusão ao ex-prefeito Carlos Amastha, que por sua vez, está percorrendo as principais cidades do Estado, com o objetivo de se fortalecer, para 2022, visando escolher bons nomes para disputarem às prefeituras. Todos os cargos de confiança no primeiro escalão, pertencem ao grupo de Cínthia Ribeiro, reforçando a ideia de que a possibilidade de estar no mesmo barco de Amastha está cada vez mais distante.
Pessoas ligadas à prefeita afirmam que ela está se preparando para a reeleição.
Existe também entre as lideranças políticas de Palmas, previsões de que o grupo de Kátia Abreu poderá lançar o jovem Irajá, filho dela e também senador da República. Não se descarta nenhuma possibilidade, pois "politica é oportunidade".
Outro nome que surge com intensidade nas rodas políticas de palmenses, com alta cotação para disputar a prefeitura da capital, é o deputado estadual, Eduardo Siqueira Campos líder do Bloco DEM/MDB, na Assembleia Legislativa. Sobre isso, Eduardo Siqueira, declarou à De CAMAROTE que,  conhece os desafios de admistrar Palmas, porque conhece a origem do seu planejamento e as distorções naturais consequentes do seu crescimento, experiências obtidas quando prefeito. "Posso ajudar na atual administração, posso ajudar em um projeto alternativo, mas estou hoje desempenhando o meu mandato e o meu plano é prosseguir nele". De CAMAROTE estará acompanhando o desenrolar dos acontecimentos. Quem viver, verá!


Falantes e calados

Enquanto isso no Senado Federal. Jorge Kajuru, de Goiás,  fala muito, procura aproveitar todos os espaços, às vezes exageradamente; e Luis Carlos do Carmo, permaneceu calado até agora; Vanderlan Cardoso usou a tribuna uma única vez; Eduardo Gomes, Irajá e Kátia Abreu, do Tocantins,  com atuação discreta.


Frase da Semana


Jornalista Ascânio Seleme, de O Globo: "Hoje, as pessoas falam abertamente sobre o impeachment de Bolsonaro. E por quê? Porque o presidente deu margem, deu corda, alimentou e segue alimentando a discussão sobre seu próprio futuro"