DE CAMAROTE

Por Hércules Dias

Coluna

15/05/19 14:02 | Atualizado em: 15/05/19 14:51

DE CAMAROTE

Maioria dos depuados querem arguir ministro


Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (14) a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para que ele preste esclarecimentos ao plenário nesta quarta (15) sobre bloqueios no orçamento do setor.

Por se tratar dem convocação, Weintraub é obrigado a comparecer à Câmara, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade na hipótese de ausência "sem justificação adequada", conforme prevê a Constituição Federal.
Dos oito deputados federais do Tocantins, cinco votaram a favor da convocaçào, Osires Damaso, Tiago Dimas, Vicentinho Junior, Célio Mora e Eli Borges ; dois ausentes, Professora Dorinha e Dulce Miranda e um contra, Carlos Gaguim.


09/05/19 18:41 | Atualizado em: 09/05/19 18:41

DE CAMAROTE

Miranda visita Agrotins e é cumprimentado efusivamente


Entre as várias personalidades que visitaram a Agrotins, na manhã desta quarta-feira, 9, como políticos e jornalistas, está o ex-governador Marcelo Miranda. Bem sucedido em seu passeio pela feira, Miranda , foi cercado por inúmeras pessoas, que paravam para cumprimentá-lo.


05/05/19 17:32 | Atualizado em: 05/05/19 17:32

DE CAMAROTE

Ataídes Oliveira entra no páreo e acirra a disputa


Para quem achava que as eleições municipais em Palmas, em outubro do próximo do ano, não iria mexer com o eleitorado, se enganou. Serão empolgantes! E analisando o movimento no meio politico palmense, acredito que será um grande pleito. Uma acirrada disputa está se desenhando, entre a atual prefeita Cinthia Ribeiro, o vice-governador Wanderley Barbosa e, agora, entrando na "briga", o ex-senador Ataídes Oliveira, que, aliás, acaba de ser reeleito presidente do PSDB tocantinense.
Cinthia Ribeiro, sai na frente, mesmo porque possui o mandato nas mãos e, consequentemente, com amplas possibilidades de deslanchar, mostrando serviços na prefeitura, com ações sociais, que possam resultar em beneficio eleitoral.
Wanderley Barbosa depende do sucesso da administração de Mauro Carlesse. Acredito que a entrada de Ataídes Oliveira, no páreo para disputar a prefeitura de Palmas, vai sacudir a política da capital.
Ataídes é um dos políticos de maior credibilidade do nosso Estado. Foi um grande senador, com atuação de destaque no Congresso Nacional, sempre colocando os interesses do povo tocantinense, como prioridade de seu mandato. Nas últimas eleições Ataídes liderou as pesquisas, praticamente a campanha inteira. Eu mesmo não entendi a sua derrota nas urnas. Mas esse insucesso dele no pleito passado não influenciará nas eleições para prefeito. Quem viver, verá!



28/04/19 09:03 | Atualizado em: 29/04/19 07:53

DE CAMAROTE

Os malucos e cachaceiros


Reforma da Previdência, bate boca com Maia e o embrólio com Lula, foram a tônica da vida do presidente Bolsonaro nestes dois últimos dias. Então vejamos: O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia fez diversas críticas aos Bolsonaros Kids. Ele afirmou que o filho, vereador Carlos, é um "radical" e que o outro, o deputado federal Eduardo, é "deslumbrado". Em contrapartida, o patriarca Jair, atacou, "sem querer atacar" o presidente da Câmara, chamando-o de "desinformado" "precipado". Mas depois de uma visita relâmpago e silenciosa de Rodrigo Maia ao presidente Bolsonaro, tudo ficou resolvido. 
Malucos x Cachaceiros

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, criticou o governo de Jair Bolsonaro, classificando- o de "um bando de malucos". O presidente como era de se esperar deu o troco imediatamente: "malucos, mas não cachaceiros". Depois dessa, falar o quê?
Quem viver, verá!

 

27/04/19 11:37 | Atualizado em: 27/04/19 11:02

  DE CAMAROTE

Cinthia sai um pouquinho na frente. E o Irajá?


Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode prorrogar os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores de todo o país,  que terminaria em 2020, até 2022, apresentada pelo deputado federal paranaense Rogério Peninha  e  protocolada na Câmara dos Deputados, parece que não teve a repercussão esperada no meio politico brasilreiro e pelo jeito não será aprovada. Intetesses diversos contribuirão com o insucesso desta propositura. Assim sendo, as atenções do Brasil se voltam para a sucessão municipal. Aqui em Palmas, e essa é a minha opinião, a prefeita Cinthia Ribeiro, já está um pouco à frente dos outros propensos concorrentes. Cinthia está mais perto do povo, para conversar com as pessoas e sentir os seus anseios, suas expectativas em relação a cidade. No próximo mês de maio, Palmas completa 30 anos de fundação e uma grande festa está sendo preparada para homenagear a capital caçula.
Outros possíveis pré-candidatos a prefeito de Palmas, como Eduardo Siqueira, que foi enfático à DE CAMAROTE, que não pretende disputar a prefeitura; Wanderley Barbosa, não se manifestou.
O senador Irajá seria outro nome de peso para disputar as eleições de outubro do próximo ano. Jovem, competente e sem desgastes.
Quem viver, verá!

 

24/04/19 08:21 | Atualizado em: 24/04/19 10:37

DE CAMAROTE

Deputado não sabia da filiação de Carlesse


Ontem eu postei na coluna DE CAMAROTE que o governador Mauro Carlesse está deixando o PHS, para se filiar ao DEM. Falei ainda que a troca de partido por Mauro Carlesse e sua trupe, antecipa a criação de grupo forte, comandado pelo deputado Eduardo Siqueira, que se prepara para altos voôs.
Em contato com a coluna DE CAMAROTE o deputado estadual disse que está licenciado da Assembleia e "sequer sabia da filiação do governador". Ele atribuiu a ida de Mauro Carlesse para o DEM à deputada federal Dorinha, do mesmo partido Eduardo Siqueira falou sobre “voos mais altos”. "O mais alto voo que pretendo, é exercer esse mandato de deputado estadual, honrando até o fim, depois exercer o mandato de bom pai, de bom filho e de um cidadão tocantinense apaixonado, que pretende continuar vivendo aqui" ressalta ele. 


22/04/19 16:26 | Atualizado em: 22/04/19 16:26

DE CAMAROTE

O porquê da saída de Carlesse do PHS!


O governador Mauro Carlesse está deixando o PHS, pela falta de arrancada do partido, que não conseguiu, inclusive, atingir a cláusula de desempenho nas últimas eleições de outubro. ficando sem tempo no horário gratuito no rádio e tv, além do fundo partidário e fundo eleitotal.

Por que o DEM?
Carlesse vai se filiar ao DEM dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e do Mato Grosso, Mauro Mendes, do deputado Rodrigo Maia, e dos ministros Ônix e Teresa Cristina, devido à visibilidade da sigla em todo o país.

Eduardo Siqueira
O governador Carlesse leva para o DEM à tira-colo, o vice-governador Wanderley Barbosa e o presidente do legislstivo tocantinense, Toninho Andrade.
Na verdade, a troca de partido por Mauro Carlesse e sua trupe, antecipa a criação de grupo forte, comandado pelo deputado Eduardo Siqueira, que se prepara para altos voôs. Quem viver, verá. 


15/04/19 16:32 | Atualizado em: 15/04/19 16:25

DE CAMAROTE

Censura Nunca Mais!


Se essa moda, de censurar órgãos de imprensa e jornalistas, como alguns políticos estão apregoando, pegar, teremos uma Ditadura instituída no Brasil. O senador goiano Jorge Kajuru, na tribuna do Senado, criticou a decisão de Alexandre de Moraes, que mandou censurar dois veículos da mídia eletrônica.
Essa censura é abominável em Goiás, no Tocantins e em todo o país.
“Isso é uma agressão à democracia, à liberdade de imprensa, que é um pilar de qualquer democracia. Está acontecendo agora. Será que este Congresso Nacional não vai ser solidário? Este Congresso vai permitir que isso aconteça? Ninguém aqui vai se rebelar? Amanhã poderá ser um de nós. Hoje é uma revista, um jornal digital. Não tem cabimento. Como um ministro manda fazer isso?”




12/04/19 11:12 | Atualizado em: 12/04/19 11:12

DE CAMAROTE

PALMAS 30 ANOS

Anita, Ivete e Zé Neto & Cristiano, os mais cotados


Palmas estará completando 30 anos de fundação no próximo dia 20 de maio. A prefeita Cinthia Ribeiro, que está desenvolvendo uma administração moderna e eficiente, visando o bem estar do povo palmense, está a mil por hora, nos preparativos das comemorações de aniversário da jovem capital. Na programação artística, os shows das cantoras Anita e Ivete Sangalo e da dupla Zé e Cristiano, são os mais cotados.


11/04/19 13:07 | Atualizado em: 11/04/19 13:07

DE CAMAROTE

O jeito de ser do deputado Delegado Waldir


Não seria a primeira e nem a última confusão estrelada pelo parlamentar goiano. Certa época se envolveu numa briga, com um policial militar, num bar em um dos bairros nobres de Goiânia, com um policial militar. Na oportunidade componentes das Policias Civil e Militar, quase patrocinaram um lamentável episódio ‌‌‌sem precedentes. Ele que teria ido armado à uma reunião de comissão na Câmara Federal.


06/04/19 08:38 | Atualizado em: 06/04/19 08:38

DE CAMAROTE

Vereador solicita bases fixas dos GCMS de Rio Verde


O vereador Soldado Fernando solicitou, à prefeitura de Rio Verde, que sejam construídas bases fixas para servirem de ponto de apoio aos GCMs (Guardas Municipais) em pontos estratégicos da cidade.
Essas bases terão que ter banheiros e local para que os servidores da guarda possam fazer suas refeições sem precisarem se deslocar para suas residências, dando maior agilidade e celeridade no patrulhamento e ocorrências.
De acordo com o vereador, são necessárias cinco bases, na cidade.



03/04/19 08:06 | Atualizado em: 03/04/19 08:06

CAMAROTE

Domingo na praça


Ronaldo Caiado, quer ver o povo na Praça Cívica, no próximo domingo, 7, à partir das 8 horas da manhã. O convite foi reforçado no Twitter do governador de Goiás. "No aquecimento para o próximo domingo: Viva a Praça Cívica! Coloquem na agenda de vocês. Convite especial às famílias. Dia 7 de abril, junto com a prefeitura de Goiânia, vamos iniciar uma ação para dar mais vida a esse espaço, que é de todos! Quero ver essa Praça cheia de gente! pic.twitter.com/h5lDY0MRwn

Até então a Praça Cívica estava sendo usada por consumidores de drogas e vadiagem. Ronaldo Caiado quer a presença da população no recinto, para dar "mais vida" à praça, através de apresentações artísticas
"As famílias não tinham como ir. Então, nós fizemos uma ação para orientar essas pessoas para irem para um local de tratamento e ao mesmo tempo colocamos ali um clima da família estar presente", explica o governador
Caiado prometeu que o Corpo de Bombeiros levará o helicóptero para a praça para que os jovens e crianças possam conhecer o mecanismo da aeronave.
 

01/04/19 08:56 | Atualizado em: 01/04/19 09:38

DE CAMAROTE

Imagens negativas não interessam ao Tocantins


Tenho notado que as imagens negativas do Estado, patrocinadas por ações de agentes públicos, e mostrado para todo o Brasil, principalmente nos três primeiros meses do ano, não estão incomodando. Essa falta de sensibilidade de alguns, nos preocupa. E muito! A quem interessa a visão de nuvens escuras sobre o Tocantins? A quem interessa a péssima repercusão deste quadro sombrio? Existem os dois lados. Infelizmente! Aqueles que insanamente usam o poder da caneta para denigrir o nome de um estado todo, com decretos estapafúrdios, ditadores! E do outro lado, os bolshevistas, do "quanto pior, melhor". Se o governo vai mal, a oposição se fortalece!; Ridículo quem pensa assim! Pasmem! Parem de malabarismo, basta de brincar com os eleitores, que querem políticos sérios, enganjados para o bem, única e exclusivamente, do Tocantins!


01/04/19 08:33 | Atualizado em: 01/04/19 08:33

DE CAMAROTE

Advogada alerta pela exttinção de direito







A PEC da reforma da Previdência continua sendo um dos assuntos mais discutidos no Brasil atualmente. Enquanto a sociedade acompanha o texto enviado pelo governo e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados analisa a matéria, a advogada  e especialista em direito previdenciário, Ana Carollina Ribeiro, alerta que projeto em sua forma original possui pontos importantes a serem analisados, ferindo alguns direitos estabelecidos em nossa Constitução Federal. 

De acordo com a advogada, existe a necessidade de se fazer a reforma previdenciária, mas não como está sendo apresentado. “A proposta enviada pelo governo diz que idosos sem meios de se sustentar vão precisar esperar até os 70 anos para receber integralmente o Benefício de Prestação Continuada (BPC)”, exemplifica Ana Carollina. Atualmente, essa garantia no valor de um salário mínimo, é pago todo mês às pessoas com deficiência e idosos com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de se sustentar ou que não têm auxílio familiar. 

Quanto aos trabalhadores rurais, a especialista lembra que tanto as mulheres como os homens passam a ter a mesma idade para aposentadoria, que são 60 anos. “Atualmente, as mulheres que trabalham no campo podem requerer aos 55 e homens aos 60, mas o tempo de contribuição mínima, nas regras apresentadas pelo governo, passa de 15 para 20 anos, tendo como imposição a comprovação de pagamento anual no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais)” explica.

Para Ana Carollina, o aumento deste tempo e a obrigação de recolhimento é uma dupla penalidade para a categoria de segurado especial uma “verdadeira extinção de direitos e garantias já conquistados.”


Outros pontos


O texto que está na Câmara propõe, de forma gradativa, a idade mínima para a aposentadoria de 65 anos, para homens, e 62 anos, para mulheres. A PEC ainda prevê três regras de transição para os trabalhadores terem acesso ao benefício por tempo de contribuição, uma delas é a regra de pontos, atualmente 86/96 (soma da idade e tempo de contribuição) que atingirá a regra permanente em 2033 com a pontuação 100/105, pontua Ana Carollina, lembrando que todas as regras postas no texto podem ser alteradas através de lei complementar. 


Prazo 


O Presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) Felipe Francischini (PSL-PR), anunciou o novo relator da Proposta, o Deputado Marcelo Freitas (PSL-MG). A votação do parecer que está em sua primeira etapa está prevista o dia 17 de abril.

28/03/19 17:33 | Atualizado em: 28/03/19 17:33

DE CAMAROTE

No PSB posições contrárias preocupam


A falta de sintonia do presidente do PSB regional, ex-prefeito Carlos Amastha e o deputado estadual Ricardo Ayres, do mesmo partido, é, no mínimo, preocupante! Tudo isso, graças à atitudes dos dois, totalmente contrárias, de quem está do mesmo lado, ou teoricamente deveria estar. O pomo da discutidissima discórdia, é o pacote do governador Mauro Carlesse (PHS) sobre a polícia civil que Amastha foi totalmente contra, inclusive se manifestando publicamente. Ayres, por sua vez esteve entre os que aprovaram o pacote sobre a PC, e uma emenda constitucional para retirar a inamovibilidade dos delegados. Isso provocou um enorme descontentamento entre os filiados do PSB no tocantins. Para alguns deles, "um desastre" para a sigla. "Não se pode tolerar em hipótese alguma, um desencontro de atitudes do presidente do PSB e o deputado representante do partido" desabafou, um correligionário.



28/03/19 08:27 | Atualizado em: 28/03/19 14:31

DE CAMAROTE

REFORMA DA PRESIDÊNCIA


De um internauta inteligente e participativo: "A Câmara Federal mandou seu recado: se insistirem na falta de articulação e essa PEC não passar nas duas casas, Paulo Guedes pede o boné, a reforma da previdência caminha para o cemitério e o Governo será bombardeado pela turminha que o financiou Vai ser difícil se manter no poder"