Publicidade
Publicidade

De olho na política

Por Erica Lima

Coluna

21/02/18 21:18 | Atualizado em: 21/02/18 22:44

QUEDA DE BRAÇO

Amastha contra-ataca e chama de volta servidores da prefeitura cedidos ao Estado; dentre eles estão dois membros do primeiro escalão

Publicação está no Diário Oficial





Assim como antecipado pela jornalista Erica Lima na coluna “De Olho na Política”, o prefeito de Palmas contra-atacou e revogou a cessão de servidores da prefeitura para o executivo estadual. A publicação está no Diário Oficial do município desta quarta-feira, 21.


O paço chamou de volta a subsecretária de Educação, Juventude e Esporte, Morgana Nunes Tavares Gomes; Eduardo de Oliveira Bucar, servidor lotado no Gabinete do Governador, e a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luzimeire Ribeiro de Moura Carreiro.

A decisão de Amastha saiu um dia depois do Governo do Estado ter revogado a cessão de seis militares que atuavam no paço municipal, entre eles o ex-presidente da Fundesportes, Cleyton Alen; o secretário executivo de Infraestrutura, Claudemir Portugal e o segurança e motorista oficial do prefeito; Gleydson Ranyere Alves Barbosa.

O DOM também trouxe a exoneração dos seis militares.




 

21/02/18 17:28 | Atualizado em: 21/02/18 17:28

POLÍTICA

QUEDA DE BRAÇO: Amastha pode revogar cessão de servidores municipais que atuam no executivo estadual





Já circula nos corredores da Prefeitura de Palmas que a queda de braço utilizando os Diários Oficiais terá um novo capítulo ainda esta semana. É que o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, que reassumiu o cargo para seus últimos 43 dias de gestão, deve solicitar o retorno de todos os servidores municipais cedidos ao Governo do Tocantins.

Caso isso aconteça, a decisão de Amastha irá acertar em cheio alguns membros do primeiro escalão e figuras de gabarito técnico de relevância na linha de frente da gestão estadual.

O prefeito estaria chateado com a revogação da cessão de seis militares para a cidade de Palmas, entre eles o ex-presidente da Fundesportes, Cleyton Alen; o secretário executivo de Infraestrutura, Claudemir Portugal e o segurança e motorista oficial do prefeito; Gleydson Ranyere Alves Barbosa.

A revogação foi publicada no Diário Oficial do Estado da última terça-feira, 20. Fontes ligadas à prefeitura acreditam que a decisão de Amastha deve ser publicada ainda hoje, mas se isso realmente acontecer, o estado poderá ampliar a sua decisão a outros servidores estaduais que compõem a gestão e principalmente o primeiro escalão da Prefeitura de Palmas.

 

21/02/18 11:52 | Atualizado em: 21/02/18 15:40

POLÍTICA

“É diferente o que Ricardo “é” e o que Ricardo “quer””, diz parlamentar sobre possibilidade de Ricardo Ayres assumir CCJ





O deputado Olyntho Neto (PSDB) enviou nota a imprensa na tarde da última terça-feira, 20, negando ter renunciado ao cargo de presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.

A manifestação do parlamentar foi feita após notícias divulgadas na imprensa de que o vice-presidente da CCJ, deputado Ricardo Ayres (PSB) assumiria o posto.

A informação parece ter gerado estranheza a Olyntho Neto que explicou que necessita de uma elucidação do episódio, já que segundo a nota, caso renuncie ao cargo, o regimento interno da Assembleia legislativa prevê a realização de uma nova eleição.

Ricardo pode comandar as reuniões da CCJ como vice-presidente na ausência de Olyntho Neto.


Desde 2015 o deputado do PSB articula na tentativa de assumir a vaga na presidência da Comissão, mas nunca conseguiu. Um parlamentar que não quis ser identificado exclamou: “É diferente o que Ricardo “é” e Ricardo que “quer””.

O que ficou claro, de fato, é que Olyntho Neto, que tem desenvolvido um trabalho brilhante na AL, não pretende renunciar ao cargo.

16/02/18 12:45 | Atualizado em: 16/02/18 12:45

POLÍTICA

Cristiano Rodrigues se destaca no cenário como pré-candidato a deputado estadual




O ex-presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues, retornou ao órgão no cargo de secretário Executivo. A prefeita Cinthia Ribeiro oficializou Eudes Assis na presidência da Agência.

Cristiano é um dos secretários da gestão de Amastha que figuram na lista de pré-candidatos na disputa de uma das 24 vagas no parlamento estadual.

Desde o inicio do ano, quando deixou a Agtur, ele tem andado pelo Tocantins, em uma caravana liderada por Carlos Amastha e se disse surpreso com a receptividade da população em relação a sua pré-candidatura. “Tanto em Gurupi como em Palmas, minhas principais bases eleitorais, tenho recebido muitos apoios, fiz contatos com lideranças e empresários e a receptividade ao meu nome foi muito boa”, explicou

O pré-candidato aproveitou suas visitas ao interior para conhecer as demandas dos municípios e assim começar a planejar suas propostas. Entre suas bandeiras estará o desenvolvimento econômico e turístico do estado através do fomento a investimentos e geração de oportunidades. “Percebi que as pessoas não querem mais essa política assistencialista, querem oportunidades para se desenvolver nas cidades onde vivem”, completou.

O secretário executivo ainda está sem partido, mas já está em conversa com uma das siglas da base do prefeito Carlos Amastha.

15/02/18 09:41 | Atualizado em: 15/02/18 09:41

POLÍTICA

Amastha retorna a prefeitura na próxima terça-feira para seus últimos 40 dias de Governo




A prefeita em exercício Cinthia Ribeiro (PSDB) deverá retransmitir o cargo ao prefeito Carlos Amastha na próxima terça-feira, 20. A solenidade não ainda não tem horário oficial definido, mas o prefeito retorna ao cargo para ficar seus últimos 43 dias no comando do Paço.

Amastha voltou a confirmar que renunciará ao mandato no dia 03 de abril durante solenidade que deve ser realizada às 8h45. O prefeito é um dos nomes que devem disputar o Governo do Tocantins neste ano.

Nos bastidores, aliados políticos garantem que o PSB deve realizar um grande espetáculo durante a solenidade de desincompatibilização.

Já os opositores acreditam que a antecipação do anúncio da renuncia é uma estratégia de marketing que visa fortalecer a pré-campanha do gestor.

Amastha deixou a prefeitura no dia 8 de janeiro para assumir interinamente a presidência da Federação Nacional de Prefeitos (FNP). De lá pra cá, conseguiu conciliar uma agenda nacional com uma partidária no interior do estado. O gestor visitou municípios e não poupou críticas aos seus adversários.



 

14/02/18 09:58 | Atualizado em: 14/02/18 09:58

POLÍTICA

Coimadetins declara apoio a pré-candidatura de Hélio Santana





A Convenção de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Tocantins (Coimadetins) oficializou apoio a pré-candidatura a deputado estadual do policial civil Hélio Santana. O anuncio foi feito pelo presidente da entidade, Pastor Claudemir Lopes. A convenção conta com mais de 200 igrejas.


08/02/18 09:39 | Atualizado em: 08/02/18 09:32

POLÍTICA

Carlesse se encontra com Dimas


O pré-candidato a governador do Tocantins, deputado Mauro Carlesse, recebeu na tarde de ontem o também pré-candidato ao governo Ronaldo Dimas, prefeito de Araguaína. Em conversa amistosa, os dois conversaram sobre política e articulações para o pleito deste ano.



07/02/18 11:12 | Atualizado em: 07/02/18 11:12

POLÍTICA

PSB Nacional chancela pré-candidatura de Alan Barbiero ao Senado





Em Brasília nesta terça-feira, 6, o professor Alan Barbiero recebeu da cúpula nacional do seu partido, o Partido Socialista Brasileiro – PSB, o aval para a construção da sua pré-candidatura ao Senado no pleito deste ano. Segundo o Secretário-Geral da Executiva Nacional e Presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, “o projeto é consistente e o Professor Alan tem história no PSB”.

Junto com o deputado estadual Ricardo Ayres, o vereador Tiago Andrino e o médico Neilton Araújo, Barbiero esteve em Brasília para tratar sobre os projetos do PSB para este ano e a organização dos congressos nacional e o estadual da legenda.

Para Barbiero a reunião foi excelente e o PSB Nacional demostrou total apoio para a construção do projeto que o partido vem trabalhando no Tocantins. “Eu acredito que o PSB caminha unido, a Direção Nacional, Estadual e todas as Direções Municipais. Nós vamos muito fortes para as eleições deste ano e com certeza sairemos maiores e vitoriosos”, disse.

Em sintonia Todos os presentes foram unânimes em defesa da pré-candidatura do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, ao Governo Estadual, bem como a necessidade de eleger deputados estaduais e federais e um senador do partido.

Segundo o deputado Ricardo Ayres, foi um consenso do grupo no Tocantins em apresentar para a nacional o nome do Professor Alan Barbiero como pré-candidato do PSB ao Senado Federal e do Vereador Tiago Andrino para Deputado Federal. “Temos o desejo de ter o Professor Alan Barbiero como candidato ao Senado, para levar um debate mais qualificado dos temas nacionais para o Estado, principalmente enaltecendo o trabalho que ele tem voltado para educação, ciência e tecnologia”, disse.

Tiago Andrino defendeu que o PSB é um partido que representa a transformação e com isso necessita contribuir com uma renovação no Congresso Nacional. “Precisamos eleger um Senador da República a altura do desafio de mudar o país, um deputado federal comprometido com as transformações, e a ampliação da bancada na Assembleia Legislativa".

Neilton Araújo explicou que o Tocantins se coloca como uma das novidades e temos uma importante contribuição a dar ao País. “O PSB cumpre um papel estratégico e histórico com o país, e nessa linha temos um projeto em construção de desenvolvimento regional visando o benefício da população, levando em conta as características do Estado”, defendeu. 

05/02/18 09:21 | Atualizado em: 05/02/18 09:21

POLÍTICA

Carlesse começa semana com agenda intensa






O pré-candidato ao Governo do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS) terá intensa agenda política em Paraíso do Tocantins, na próxima segunda-feira, 5 de fevereiro. Os compromissos são na Câmara de Vereadores, na Prefeitura Municipal, com empresários locais, além de visitas a veículos de comunicação da cidade.



No primeiro compromisso, às 9h, Carlesse participa de Sessão Solene em homenagem a personalidades de Paraíso. Ele também será apresentado à nova mesa diretora do Legislativo, que é presidido pelo vereador Deley Oliveira (PSC). Em seguida, o deputado visita as emissoras de rádio Comunitária de Paraíso e Líder FM.



No período da tarde, às 14h, Carlesse visita o prefeito Moisés Avelino, na Prefeitura Municipal. Às 15h30 vai à Associação Comercial de Industrial de Paraíso (ACIP). Às 16h30 tem encontro com empresários na residência de Alailson, do Comercial Dias. Às 17h terá reunião no Sindicato Rural de Paraíso com Rogério Moraes e outros associados.



Coletiva



Na terça-feira, 06, Carlesse concede entrevista coletiva à imprensa do Estado. O encontro será às 9h, no Auditório do Hotel Girassol Plaza, em Palmas, em um café da manhã com os jornalistas. Na oportunidade, Carlesse vai confirmar sua pré-candidatura ao Governo do Tocantins, anunciar a agenda de lançamento no Estado e revelar como andam as conversas com os partidos que irão compor o grupo para as eleições.  

30/01/18 09:10 | Atualizado em: 30/01/18 09:10

POLÍTICA

Reunião entre Marcelo Miranda e primeiro escalão ainda não tem data confirmada

Marcelo pretende dar orientações sobre eleições





Ainda não foi confirmada a data da reunião entre o Governador Marcelo Miranda e o seu secretariado. O encontro foi anunciado pelo gestor na semana passada durante entrega da reforma do prédio do Igeprev.

O governador ressaltou que o encontro deve acontecer essa semana e a ocasião terá em sua pauta, dentre outros assuntos, as orientações para os membros do primeiro escalão que têm interesse de disputar as eleições este ano. “Todas as orientações serão dadas nessa reunião, quero conhecer o projeto de cada um, pois não dá para querer disputar a eleição sem um projeto e um posicionamento maduro, a população quer mais que isso”, explicou.

Segundo informações da Secretaria da Comunicação, nesta terça-feira, 30, Marcelo Miranda estará cumprindo agenda oficial em Brasília. Já nesta quarta ele volta ao estado para cumprir agenda da educação e na sexta ele deverá realizar a troca do comando da Polícia Militar da Capital.

Marcelo Miranda disse acreditar que pelo menos três secretários devem desincompatibilizar com a intenção e disputar um cargo nas eleições deste ano.


29/01/18 11:33 | Atualizado em: 29/01/18 11:33

ESTADO

União entre Siqueiras e Mirandas pode ter frustrado planos de Kátia






Em setembro de 2017, a coluna “De Olho na Política” antecipou a notícia de que conversas de bastidores davam conta de uma aliança entre as famílias Siqueira e Miranda. A informação chegou a ser negada através de nota por membros da família Siqueira e criticada pela senadora Kátia Abreu (Sem Partido), pré-candidata ao governo. “Meu Deus, não consigo nem imaginar essa união diante de tanta inimizade”, disparou a parlamentar.

A união das duas famílias, tradicionalmente adversárias, foi anunciada durante a reunião do PMDB realizada no sábado, 27, em Palmas. O evento também serviu para confirmar o nome de Marcelo Miranda à reeleição.

Muitos dizem que a informação frustrou os planos da senadora Kátia Abreu, que está em busca de um partido para chamar de seu e desde que foi expulsa do PMDB tem conversado com o DEM, partido presidido no estado pela deputada federal professora Dorinha Seabra e que tem o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos e seu pai o ex-governador Siqueira Campos em seus quadros.

Na solenidade de sua recondução a presidência da Faet, Kátia chegou a ser prestigiada por Dorinha e por Eduardo Siqueira Campos e isso fez com que muitas pessoas dessem como certo o seu ingresso na agremiação.

Agora, o discurso do presidente do PMDB, Derval de Paiva, deixou claro a união de grupos políticos com o objetivo de enfrentar o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), que já assumiu a sua pré-campanha no interior do Tocantins.

Marcelo Miranda deve intensificar a sua agenda municipalista e continuar, até o final do período legal, a inaugurar obras e entregar benfeitorias no interior do Tocantins.



 

25/01/18 10:56 | Atualizado em: 25/01/18 10:56

POLÍTICA

Eduardo Gomes tenta viabilizar candidatura ao senado e já conta com apoios importantes






Quem continua tentando viabilizar a sua candidatura ao cargo de senador é o ex-deputado federal Eduardo Gomes (SD).

Gomes já teria a anuência de seu partido e o apoio consolidado dos deputados estaduais Amélio Cayres e Wanderlei Barbosa, seus colegas de sigla.

Ele tem andado nos municípios e já conversou com os pré-candidatos ao Governo do Tocantins Carlos Amastha, Ronaldo Dimas e Kátia Abreu.

O ex-deputado candidatou-se ao cargo em 2014, e teve 276.120 votos, apenas 0,87% a menos que os obtidos pela senadora eleita Kátia Abreu.

Eduardo Gomes está tentando fortalecer o seu nome para figurar na majoritária. Na lista de possíveis concorrentes estão nomes como: César Halun, Moisés Avelino, Siqueira Campos, Vicentinho Alves e Paulo Mourão.

24/01/18 09:39 | Atualizado em: 24/01/18 09:39

POLÍTICA

Marcelo Miranda retoma agenda externa após viagem à Europa



Na semana passada, mesmo após o retorno de Marcelo Miranda da Europa, quem comandou o estado foi a vice-governadora Cláudia Lélis. Ela teve uma agenda movimentada, entregou obras, veículos e lançou um concurso de mérito ambiental.



Muitos estranharam a ausência do gestor e alguns cogitaram que ele havia tirado uma semana de folga, mas a Secretaria de Comunicação explicou que Marcelo Miranda está na ativa cumprindo uma discreta agenda interna com seus auxiliares mais próximos.

Nesta quinta, 25, ele deve voltar a participar de eventos provenientes de sua agenda municipalista. A previsão é de que ele a ampliação e a reforma da sede do Igeprev, em Palmas. Já na sexta ele irá ao Bico do Papagaio inaugurar a reconstrução da TO-126, trecho entre Aguiarnópolis e Tocantinópolis e dar ordem de reinício das obras de pavimentação da estrada entre Tocantinópolis e o povoado de Ribeirão Grande.



24/01/18 09:55 | Atualizado em: 24/01/18 09:55

POLÍTICA

Ex-secretário Junior Luiz intensifica pré-campanha no interior do Tocantins





O ex-secretário de Articulação Metropolitana do município de Palmas, Junior Luiz (Sem Partido), tem percorrido o Tocantins em busca de consolidar a sua candidatura a uma das 24 vagas no parlamento estadual.



O pré-candidato tem realizado articulações e conversando com lideranças de Palmas e de cidades da região do Bico do Papagaio na intenção de fortalecer seu nome para a disputa de 2018.



Ele, que já foi presidente do PTN, ainda estuda uma definição partidária, mas já conta com uma aliança consolidada com diversos prefeitos, entre eles o de Wanderlândia, Eduardo Madruga, que também responde pela vice-presidência da Associação Tocantinense de Municípios e que possui muita influência entre as lideranças do interior.



Em suas visitas, Junior Luiz tem defendido o fortalecimento dos municípios como solução para os problemas enfrentados pelos gestores. “Entendemos que com municípios fortalecidos a gestão será mais eficiente e a população ganha em qualidade de vida”, explicou o pré-candidato. 

23/01/18 10:27 | Atualizado em: 23/01/18 10:27

POLÍTICA

Vereadores devem começar a apreciar LDO em plenário nesta terça





A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deve ser apreciada hoje em sessão extraordinária que deve ser realizada na Câmara de Palmas.

Desde o início da manhã desta terça-feira, 23, os vereadores estão reunidos de portas fechadas discutindo os termos para a aprovação da matéria que tramita na Casa desde o ano passado. A expectativa é de que a sessão comece no início da tarde.

A base governista, enfraquecida desde a aprovação das emendas impositivas, estava com dificuldades de aprovar o projeto nos moldes apresentados pelo Paço Municipal. Entre os impasses está a redução da margem de remanejamento de 30% para 5%.

O orçamento da Prefeitura de Palmas para 2018 será de R$ 1,3 bilhão. Deste valor, o município espera arrecadar R$ 203 milhões com tributos, cerca de 19%. Repasses e transferências constitucionais somam R$ 683 milhões, 52% do orçamento previsto.

A esperança da prefeitura de Palmas é de que a entrada de Moseimar Marinho na Câmara dê fôlego a bancada governista para que consigam barrar a redução da margem de remanejamento.

22/01/18 10:18 | Atualizado em: 22/01/18 10:18

POLÍTICA

Enquanto Marcelo estava na Holanda, adversários intensificam compromissos no interior


Enquanto o Governador Marcelo Miranda (PMDB) e possível candidato a reeleição estava na Holanda em missão oficial, os seus adversários políticos começaram uma movimentação em busca de votos em uma pré-campanha no interior do estado.

Kátia Abreu (Sem partido) começou sua agenda no Sul e no Sudeste no Tocantins na última quarta-feira, 17. A senadora teve como finalidade visitar comunidades rurais das cidades de Peixe, São Valério, Natividade, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Paranã, Alvorada e Gurupi.



Quem também teve como alvo das cidades da região Sul foi o prefeito licenciado de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR). Durante a semana ele visitou nove cidades - Sucupira, Figueirópolis, Alvorada, Talismã, Araguaçu, Sandolândia e Gurupi. Dimas ouviu as demandas de cada um deles e os pedidos que não foram atendidos pelo governo estadual nos últimos anos. “Não vou prometer, vou fazer: vocês estão cansados de promessas”, declarou o pré-candidato ao finalizar suas visitas na região. Os problemas passam desde a falta de soluções para a seca, rodovias importantes não pavimentadas, até a total ausência de instituição bancária.


Após cumprir sua agenda institucional como presidente interino da Federação Nacional de Prefeitos (FNP), o prefeito Carlos Amastha (PSB) aproveitou para visitar diversas cidades do Centro/Norte do Tocantins. Araguaína, Xambioá, Colinas e Miracema foram visitadas pelo gestor. Em Miracema, em uma reunião na casa do deputado licenciado Junior Evangelista, ele destacou a necessidade de fortalecimento dos municípios. “A economia brasileira se movimenta nos municípios. A saída para a crise está no fortalecimento dos municípios. O modelo de gestão que aí está deve ser revisto”, declarou.



O advogado Marlon Reis (REDE), conhecido popularmente como juiz da Ficha Limpa, esteve em Pedro Afonso, sua cidade natal, e aproveitou para apresentar seus ideais políticos para a comunidade local. Durante a oportunidade ele ratificou seu interesse de disputar a eleição para o Governo do Tocantins e disse que tem o objetivo de fortalecer alianças com grupos que compartilhem de seus ideais.

O senador Ataídes Oliveira (PSDB) realizou reuniões em Gurupi; Cariri; Alvorada; Talismã; Araguaçu; Formoso do Araguaia; Aliança; Cristalândia; Nova Rosalândia; Peixe e Brejinho de Nazaré. Com a proposta de promover o desenvolvimento econômico e Social doTocantins, a partir de reuniões interativas, Ataídes ouviu críticas da atualsituação econômico-financeira do Estado e sugestões de demandas e necessidades dos respetivos municípios.