De olho na política

Por Erica Lima

Coluna

28/01/19 10:31 | Atualizado em: 28/01/19 10:31

POLÍTICA

Semana decisiva na eleição da Assembleia





Esta semana promete ser de definições. Os deputados estão correndo contra o tempo para viabilizar uma composição coesa na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa.

Toinho Andrade (PHS) e a atual presidente Luana Ribeiro (PSDB) seguem a frente na disputa. Atrás deles, está Eduardo do Dertins que tenta, sem chances reais, se articular pelo posto.

Toinho Andrade segue na liderança, é bem visto pelos deputados e já conseguiu angariar boa parte dos votos. A composição de sua chapa está em fase final de formação e tudo indica que haverá paridade entre homens e mulheres.

A semana passada foi marcada pelas reuniões de articulações. Algumas, no Palácio Araguaia, que apesar de ter negado influência no processo, tem se movimentado em prol da candidatura de Toinho.

Aliados dão como certa a eleição de Toinho, mas não negam a possibilidade de acontecerem adversidades. “Essa eleição sempre foi marcada por composições de última hora e novos fatos, daqui para sexta-feira tudo pode acontecer”, disse um parlamentar.

A eleição está prevista para acontecer na sexta-feira, 1º de fevereiro, mesmo dia em que acontecerá a solenidade de posse dos parlamentares eleitos para a legislatura 2019/2022.




21/01/19 10:46 | Atualizado em: 21/01/19 10:46

CIDADE

Palmenses iniciam 2019 aguardando a eficiência do “Jeito Cinthia” de fazer gestão

Ela está na gestão há quase 10 meses e ainda não se destacou





Os palmenses ainda aguardam a prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro mostrar a que veio.

Ela está na gestão há quase 10 meses e ainda não se destacou. Na redação do Portal Stylo, não tem faltado e-mails ou mensagens com reclamações.

 São reclamações em relação a buracos em vias, mato alto, falta de manutenção em praças e parques e até lâmpadas queimadas. Problemas que foram sanados na gestão de Amastha, mas que voltaram a aparecer após sua saída do Paço.

No ano passado a inércia da Prefeitura de Palmas foi justificada pela falta de orçamento, já que a própria prefeita, por diversas vezes, disse que assumiu o posto com quase 80% dos recursos já comprometidos.

Quando deixou a Prefeitura após cinco anos e três meses de mandato, em 3 de abril do ano passado, o ex-prefeito Carlos Amastha estava em ascensão. Ele se orgulhava de manter a cidade limpa e organizada e em uma recente conversa com nossa equipe de reportagem disse acreditar que seu maior legado é ter resgatado o amor do palmense pela cidade. “Todo mundo gosta de ver uma cidade limpa, bonita e organizada”, falou o Amastha.

Já a prefeita Cinthia teve dificuldades em manter os trabalhos acontecendo. Os buracos tomaram conta de vias importantes, inclusive nas áreas centrais. Problemas na infraestrutura apareceram de norte a sul da cidade. Obras foram mantidas paradas (a exemplo da expansão da Praia da Graciosa) ou em marcha lenta ( a exemplo da ponte da NS 4) e o Paço também teve dificuldades de manter o calendário cultural da cidade, pois o Natal dos Sonhos aconteceu de forma reduzida e a festa de réveillon só foi realizada após pressão popular.

Na ocasião de sua posse, Cinthia disse que pretendia melhorar as ações desenvolvidas pela prefeitura. 2019 é a oportunidade para ela mostrar aos palmenses que o “Jeito Cinthia” de fazer gestão é eficiente.

A gestora terminou 2018 sem nenhuma ação significativa. Mas, em contrapartida, iniciou 2019 com um orçamento 12% maior que o de 2018. Este ano está previsto um orçamento de R$ 1.208.868.70,00.

Vamos ver o que surpresas estão reservadas para o novo ano.

 

15/01/19 09:22 | Atualizado em: 15/01/19 09:22

ESTADO

Após crescimento de Toinho, Luana corre em busca de apoio para eleição na Assembleia

Os próximos dias serão decisivos no processo de negociação. A eleição acontece no dia 1º de fevereiro.


A 15 dias para as eleições para mesa diretora da Assembleia Legislativa, a atual presidente Luana Ribeiro (PSDB) corre contra o tempo para tentar fortalecer o seu nome para a reeleição.

Um dos seus focos é o apoio do Palácio Araguaia, que segundo informações de bastidores, após intervenção do vice-governador Wanderlei Barbosa, estaria apoiando a candidatura do  companheiro de partido de partido do Governador Mauro Carlesse, Toinho Andrade, que é do PHS.

O Palácio Araguaia nega interferência na eleição do parlamento, mas ontem, Luana Ribeiro foi fazer uma visita amistosa ao governador e em sua conta no Twitter publicou “Seguimos juntos e fortes... #entendedoresentederão”.

Três nomes aparecem na disputa pela presidência da Casa, além de Luana e Toinho, Vilmar de Oliveira (SD) tenta se consolidar como favorito, mas anda tendo dificuldades entre os pares.

A candidatura de Toinho é vista com bons olhos pelos deputados. Além de manter um bom relacionamento com seus colegas parlementares, ele tem a fama de transitar muito bem entre o meio político e de ser um bom negociador nas demandas da Casa.

Os próximos dias serão decisivos no processo de negociação. A eleição acontece no dia 1º de fevereiro.



04/01/19 09:06 | Atualizado em: 04/01/19 09:06

ESTADO

Tom Lyra deve assumir a presidência da recém-criada Agetuc





Já está confirmado!

O ex-vice-governador, candidato a deputado federal derrotado nas eleições passadas e empresário, Tom Lyra (Avante) deve Tom Lyra assumirá a presidência da recém-criada Agetuc

A nova autarquia, que será subordinada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, terá suas atividades pautadas no fortalecimento dos setores e no desenvolvimento de políticas públicas que propiciem a geração de emprego e renda.

Tom Lyra é tocantinense, natural de Araguacema. Ele é graduado em óptica e optometria pelo Instituto Filadélfia dos Estados Unidos da América. Ex-vice-governador do Tocantins. Empresário internacional, atuou em grandes empresas multinacionais. Responsável pela organização/reestruturação de regiões no mercado brasileiro e latino americano. Atuou na expansão e implantação de franquias de óticas em todo o território nacional.

Outros nomes

Além de Tom Lyra, o deputado federal César Halum também deve compor o Governo Carlesse no cargo de secretário da Agricultura. A informação foi apurada pelo Portal Stylo e a nomeação do parlamentar deve ser efetivada nos próximos dias.
 


03/01/19 10:26 | Atualizado em: 03/01/19 10:26

ESTADO

César Halum deve assumir Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca





Já circula nos bastidores do Palácio Araguaia a informação de que o governador Mauro Carlesse (PHS) convidou o deputado federal e candidato ao senado derrotado nas eleições, César Halum para assumir uma vaga no governo.

Fontes garantem que o parlamentar aceitou o convite e deve assumir a nova supersecretaria, batizada de Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, que também englobará a Adapec e o Ruraltins.

A secretaria, até o dia 31 de dezembro, era comandada por Thiago Dourado, um dos poucos gestores exonerados que não devem retornar ao cargo.

César Halum deve assumir a partir de fevereiro, ao final de seu mandato. O parlamentar é um dos principais aliados de Carlesse e teve papel importante no fortalecimento do nome do gestor na região norte do estado. A nomeação deve sair nos próximos dias.

02/01/19 09:46 | Atualizado em: 02/01/19 09:46

POLÍTICA

Siqueira Campos é destaque na posse


O ex-governador Siqueira Campos foi um dos destaques da posse de Carlesse. Mesmo com viagem marcada para Brasília, onde acompanharia a posse do presidente Jair Bolsonaro, o governador do Tocantins reservou alguns minutos para recepcionar o ex-gestor e acompanhá-lo em uma visita de cortesia ao gabinete do Palácio Araguaia.


11/12/18 11:14 | Atualizado em: 11/12/18 11:14

ESTADO

Cinthia nomeia ex-secretária do governo Marcelo Miranda





A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), nomeou a ex-secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, servidora concursada do município, para presidir a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas.

A nomeação está no Diário Oficial do Município (DOM) divulgado na última segunda-feira, 10.

A nova gestora é engenheira ambiental e foi destaque no governo de Marcelo Miranda por sua atuação a frente da Semarh. Ela tem grande expertiase na captação de recursos, principalmente no âmbito internacional. Meire também possui ligação próxima com a ex-vice-governadora e deputada estadual eleita Cláudia Lelis (PV).


 

30/11/18 11:34 | Atualizado em: 30/11/18 11:34

ESTADO

Mudança na logomarca da Prefeitura de Miracema causa questionamentos nas redes sociais: Administração 2018/2020?


Um detalhe da logomarca da Prefeitura de Miracema tem causado polêmica nas redes sociais. É que ao invés de Administração 2017/2020, a arte foi mudada para 2018/2020.

Os moradores questionaram o novo prazo, já que o mandato é de 4 anos e o atual prefeito, Saulo Milhomem, foi eleito vice, em 2016, na chapa encabeçada por Moisés da Sercon, morto em agosto deste ano. “Administração 2018 a 2020? Que dia foi a eleição que eu não tô sabendo?”, questionou a internauta pelas redes sociais.

O Portal Stylo procurou a prefeitura de Miracema, mas não obteve resposta.




 

29/11/18 10:11 | Atualizado em: 29/11/18 10:11

ESTADO

Quinta-feira: último dia para registro das chapas para disputa da ATM e eleições devem ser polarizadas



Esta quinta-feira, 29, é o último dia para registro das chapas dos interessados em disputar a eleição da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Segundo a resolução número 1, de 13 de novembro de 2018, os interessados têm até as 14 horas para protocolarem a documentação.



As eleições para o Biênio 2019/2020 acontecem no dia 14 de dezembro. Dois candidatos devem disputar a entidade. O atual presidente Jairo Mariano, prefeito de Pedro Afonso, contrariando acordo feito anteriormente, deve buscar a reeleição com o apoio do senador Vicentinho Alves (PR) e do deputado federal Carlos Gaguim.

Na disputa também está o prefeito de Wanderlândia e atual vice-presidente da ATM, Eduardo Madruga, que já percorreu todo o estado em busca de adesão e que esperava contar com o apoio de Jairo Mariano, que nas eleições passadas prometeu apoiá-lo para o cargo.



No início do processo, o prefeito de Peixe, José Augusto, sinalizou que entraria na disputa, mas tudo indica que ele não conseguirá efetivar a sua candidatura. Com isso, a disputa ficará polarizada entre Eduardo Madruga e Jairo Mariano.
  

12/11/18 09:02 | Atualizado em: 12/11/18 09:02

POLÍTICA

Mesmo em semana de feriado, articulações pela mesa diretora da Assembleia continuam e Claúdia Lelis se destaca nas negociações






O feriado da próxima quinta-feira, 15, não acalmou as negociações em relação a eleição da próxima mesa diretora da Assembleia Legislativa.

Quem anda se destacando no cenário é a ex-vice-governadora Cláudia Lélis, deputada estadual eleita pelo PV. Mesmo sendo novata, a futura parlamentar está participando ativamente do processo de articulação e seu pensamento em relação a próxima mesa diretora é visto com bons olhos por outros deputados, inclusive os mais experientes. Cláudia defende paridade entre homens e mulheres.

Luana Ribeiro (PSDB), Vilmar de Oliveira (SD) e Toinho Andrade (PHS) estão na disputa. Luana trabalha na tentativa de criar um bloco feminino que lhe dê força, já que a partir do ano que vem a Assembleia terá cinco mulheres.

Vilmar de Oliveira está de olho nos votos do MDB. Os deputados do partido decidiram que devem votar em bloco. Na próxima legislatura, além de Nilton Franco, Valdemar Júnior, Elenil da Penha e Jorge Frederico, a sigla também contará com ex-prefeito de Sítio Novo Jair Farias.

Toinho Andrade tem trabalhado forte nas articulações, nos bastidores há quem acredite que ele deve sair vencedor na disputa pois conta com apoios importantes, entre eles está o do governador Mauro Carlesse, seu colega de partido.

A eleição para a mesa diretora acontece em fevereiro do ano que vem, durante a primeira sessão legislativa do ano. Ventila-se que os cargos devem ser compartilhados por veteranos e novatos, mas a presidência ficará com um parlamentar mais experiente.

08/11/18 09:09 | Atualizado em: 08/11/18 09:09

POLÍTICA

Pregando unidade, Carlesse recebe Kátia, Irajá e Laurez


O Governador Mauro Carlesse (PHS) tem trabalhado em busca de uma unidade política no estado.



Na noite da última quarta-feira, 07, uma semana após se reunir com os 24 deputados e os 6 novos eleitos, Carlesse se encontrou com a senadora Kátia Abreu e com o deputado federal e senador eleito Irajá Abreu.

O encontro foi de cortesia, mas Carlesse teria ratificado a necessidade de união da bancada tocantinense em prol do desenvolvimento do Tocantins.

Laurez



Antes de receber Kátia e Irajá, o governador se encontrou com o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, ferrenho adversário em sua cidade Natal.

A reunião marcou um novo momento político e, principalmente, possíveis parcerias entre o Governo do Estado e a Prefeitura local para atender demandas reprimidas ao longo dos anos no município. Na oportunidade, Laurez convidou Mauro Carlesse a participar da programação de aniversário dos 60 anos de emancipação política do município, que será realizada no período de 9 a 14 de novembro.

O governador explicou que, com o fim das eleições, é hora de colocar fim também às diferenças partidárias e trabalhar em benefício do povo do Estado. “Acabou as eleições e com elas também as diferenças entre partidos e eu falo para os nossos secretários que os 139 municípios devem receber a mesma atenção e Gurupi é a minha cidade e não pode ficar de fora dos grandes projetos. Vamos receber todos os prefeitos que venham procurar melhorias para suas localidades, é isso que eu quero”, ressaltou, lembrando o caráter municipalista de sua gestão.

O prefeito gurupiense fez uma avaliação positiva da audiência. “O governador foi sensível às nossas proposituras. Temos que trabalhar em parceria e somar forças para resolver os problemas que temos. O que a população quer é infraestrutura, saúde, educação e que as coisas melhorem para todos”, pontuou o prefeito, destacando que o governador já confirmou presença nas comemorações de aniversário da cidade.

 

31/10/18 09:24 | Atualizado em: 31/10/18 09:24

POLÍTICA

Carlesse se reúne com deputados hoje; pagamento de emendas deve estar na pauta






Acontece nesta quarta-feira, 31, a partir do meio dia, um almoço entre o Governador Mauro Carlesse (PHS) e os deputados estaduais .

Esse é o primeiro encontro entre o gestor reeleito e os parlamentares. Além dos 24 deputados, também participam do evento os oito novos eleitos, são eles: Léo Barbosa, Jair Farias, Issam Saado, Fabion Gomes, Professor Júnior Geo, Vanda Monteiro, Ivory de Lira e Claudia Lelis.

Carlesse quer tentar alinhar o discurso com os deputados e aproximar o Palácio Araguaia da Assembleia. O pagamento das emendas parlamentares também estará na pauta e será um dos assuntos abordados pelos integrantes da AL.


23/10/18 10:12 | Atualizado em: 23/10/18 10:12

POLÍTICA

Seis nomes aparecem na disputa pela presidência da Assembleia


Seis deputados estão de olho na cadeira principal da mesa diretora da Assembleia Legislativa.
Além de Luana Ribeiro (PSDB), candidata natural a reeleição, Ricardo Ayres (PSB), Vilmar de Oliveira (SD), Nilton Franco (MDB), Toinho Andrade (PHS) e Eduardo do Dertins (PPS) já demonstraram interesse pelo posto.
A nova Mesa Diretora será eleita na primeira sessão legislativa do ano, em 1º de fevereiro de 2019, mas as articulações já começam a se fortalecer.



17/10/18 08:39 | Atualizado em: 17/10/18 08:39

ESTADO

João Neto volta ao comando da Secom


A edição do Diário Oficial (DOE) publicada na noite desta terça-feira, 16, trouxe a nomeação do marqueteiro João Francisco Aguiar, conhecido como João Neto, para o comando da Secretaria de Comunicação do Governo.
Ele retorna ao cargo após se afastar, ainda durante as eleições suplementares, para comandar a campanha de Mauro Carlesse.
Quem estava respondendo pela pasta era a Superintendente de Publicidade, Inácia Parente. A nomeação é referente ao dia 8 de outubro.


 

12/10/18 09:34 | Atualizado em: 12/10/18 09:34

CIDADE

Amastha usa Twitter para procurar motorista que teve o carro danificado por ele em acidente


O ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB) usou o Twitter para pedir ajuda na identificação do motorista de um veículo em que ele bateu na tarde de ontem.

No seu microblog, o ex-gestor disse que bateu em outro carro e deixou um bilhete com o telefone de contato. “Precisando de ajuda. Bati perto das 14:00, no carro de um rapaz passei para ele meu ZAP e ainda não entrou em contato. Pode ter anotado algum número errado. Se alguém souber peçam para entrar em contato pelo Twitter ou Facebook”.



28/09/18 10:58 | Atualizado em: 28/09/18 10:58

POLÍTICA

Presidenciável Álvaro Dias estará em Palmas nesta sexta


O senador Álvaro Dias, candidato a presidência da República pelo PODEMOS, estará em Palmas nesta sexta-feira, 28, para participar de um comício de Carlos Amastha, candidato ao governo do Tocantins pelo PSB.

O evento acontece a partir das 19 horas na Avenida LO-27, entre as quadras 1106 Sul e 1206 sul. O presidenciável chega à Capital por volta das 16 horas. Estão sendo aguardados os candidatos a deputado estadual e federal da coligação.

O encontro foi promovido por Adir Gentil, atual coordenador de campanha de Carlos Amastha, e que vinha presidindo o Podemos Tocantins nos últimos meses. A sigla passa por período de definições sobre sua gestão após a destituição de Adir do cargo. Quem assumiu a presidência do partido foi o filho de Gaguim, André Felipe.